terça-feira, 9 de outubro de 2012

Paralisação dos médicos está suspensa até 24 de outubro

Após o pronunciamento do deputado Leonaldo Paranhos em plenário nesta tarde, a Assembleia Legislativa do Paraná firmou um compromisso com os médicos de mediar a negociação com os planos de saúde.

Dessa forma, conforme decidido na assembleia geral dos médicos segunda-feira, o movimento de suspensão do atendimento está cancelado até o dia 24 de outubro. As operadoras deverão avançar nas negociações dentro desse período de 15 dias; caso contrário, o movimento de suspensão será retomado.

Em seu pronunciamento, o deputado Leonaldo Paranhos defendeu de forma veemente os médicos, citando os altos lucros das operadoras, comparando-as com as empresas de telefonia que vendem muitos planos, mas não conseguem prestar um bom serviço. Paranhos afirmou que, após estudar a questão, concluiu que as operadoras tratam os médicos como “escravos” e que eles têm todo o direito de protestar.

Os principais pontos da pauta de reivindicações dos médicos são:


* reajuste dos honorários de consultas e outros procedimentos, tendo como referência a CBHPM;

* inserção de critérios de reajuste, com índices e periodicidade definidos por meio de negociação coletiva, nos contratos;

* inserção de critérios de descredenciamento nos contratos;

* resposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio de normativa, à proposta de contratualização, encaminhada pelas entidades médicas;

* fim da intervenção antiética na autonomia da relação médico-paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário