sexta-feira, 28 de novembro de 2014

DF: Bom dia, crise


                                         Foto: Internet 


A equipe do noticiário Bom Dia Brasil, da TV Globo, obteve imagens, por meio de câmera oculta de áreas internas da emergência do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), veiculadas em reportagem sobre a crise de desabastecimento de medicamentos. Além da questão do contingenciamento das cirurgias eletivas em função da falta de medicamentos e insumos, foram mostradas imagens de corredores cheios de macas, salas cheias de equipamentos com defeito e leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ao lado de uma goteira.
 
Ouvido pela reportagem, o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal (SindMédico-DF), Gutemberg Fialho, alertou que a situação no Hospital de Base é grave, mas não é isolada. O “Temos recebido com frequência documentos de médicos relatando situações parecidas”, afirmou Gutemberg.
 
A reportagem também destacou as 24 interpelações feitas pelo Ministério Público à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), somente em 2014, e o relatório apresentado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que apontou indícios de irregularidades na gestão da saúde pública.
 
Após a informação, dada por meio de nota à imprensa pela Secretaria de Saúde, de que débitos com fornecedores haviam sido quitados, o âncora do telejornal, Chico Pinheiro, encerrou a reportagem com o questionamento: “como se deixou a situação chegar a esse ponto?”
 
Veja a reportagem, em vídeo e texto, no site do Bom Dia Brasil.

Fonte: SINDMEDICO - 28/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário