quarta-feira, 29 de abril de 2015

Chioro diz que há mais vagas para cursos de medicina no interior do que nas capitais



O ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou há pouco, que, pela primeira vez o interior passa as capitais metropolitanas na oferta de vagas de graduação em medicina. Conforme ele, o Mais Médicos selecionou mais 39 municípios para sediar novos cursos e criou 4.460 novas vagas de graduação, distribuídas entre instituições públicas (1.343) e privadas (3.117).

Chioro, que participa neste momento de audiência pública na Câmara, reforçou a meta do ministério de elevar de 374 mil para 600 mil médicos, o que deixaria o Brasil com o patamar de 2,7 mil médicos por mil habitantes, acima dos atuais 1,8 mil. 

Deter a taxa de cesariana (hoje em 84% no setor privado e 40% no Sistema Único de Saúde), aumentar o número de partos naturais e conter o avanço de doenças infecciosas, como a dengue, são alguns temas ressaltados pelo ministro. Chioro também demonstrou preocupação com a transição demográfica e o arcabouço de políticas públicas assistencialistas. Segundo ele, é necessário criar uma rede de proteção aos idosos, pois é esse o novo perfil populacional. 

Dentre os desafios da pasta listados pelo ministro, estão o fortalecimento do pacto com melhor definição das responsabilidades do gestor, a informatização da saúde, a criação do Instituto Nacional de Saúde Indígena e a restruturação da Agência Nacional de Saúde (ANS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: Agência Câmara de Notícias - 29/04/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário