sábado, 28 de fevereiro de 2015

Doenças raras: pacientes cobram maior divulgação nas faculdades de medicina


No Dia Mundial das Doenças Raras, lembrado hoje (28), associações e pacientes cobram que elas sejam amplamente discutidas dentro das próprias faculdades de medicina, na tentativa de acelerar o diagnóstico e melhorar o prognóstico de quem depende de tratamento.

São consideradas doenças raras as enfermidades que acometem até 65 pessoas em um grupo de 100 mil. No Brasil, estima-se que cerca de 15 milhões de pessoas tenham algum tipo de doença rara, como a doença de Fabry, de Gaucher, a neurofibromatose, a esclerose lateral amiotrófica (ELA), a síndrome de Hunter, a osteogênese imperfeita, a hipertensão pulmonar e o angioedema hereditário.

Mônica Vilela, de 38 anos, foi diagnosticada nos Estados Unidos com hipertensão pulmonar aos 2 anos e 8 meses de vida. Segundo ela, trata-se de uma doença extremamente desconhecida do público e da classe médica. “Conversamos com os pacientes e nem eles sabem ao certo sobre a doença que têm”, disse.

Segundo Mônica, também é comum encontrar pacientes que receberam diagnósticos errados até que se chegasse ao problema de fato, o que pode comprometer a qualidade de vida de quem luta contra uma doença rara.

“Por serem raras, elas ficam escondidas, não chamam a atenção tanto quanto doenças crônicas como diabetes e câncer que, embora também sejam graves, são altamente difundidas na sociedade. No caso da doença rara, dá pra contar nos dedos quem tem e, infelizmente, não há o investimento necessário”, disse.

Para José Léda, diagnosticado com ELA há dez anos, é preciso investir no aperfeiçoamento contínuo dos profissionais de saúde e também das equipes multidisciplinares que atendem os pacientes, como fonoaudiólogos, fisioterapeutas e enfermeiros. Sandra Mota, esposa de Léda, também defende a notificação compulsória para o encaminhamento de pacientes com doenças raras a centros especializados.

“Há pouca coisa a favor dessas pessoas, uma delas é o tempo. Em um contexto social precário, até elas conseguirem chegar ao serviço especializado, já se perdeu muito tempo. Então, precisamos de um bom gerenciamento da saúde dos pacientes”, disse Sandra, que é diretora da Associação Pró-Cura da ELA.

Na última quarta-feira (25), organizações sociais, pesquisadores e parlamentares participaram do Seminário do Dia Mundial das Doenças Raras, na Câmara dos Deputados, e cobraram mais empenho político para dar visibilidade ao assunto, e celeridade às ações previstas na Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras.

Durante o evento, a secretária de Atenção à Saúde, Lumena Furtado, disse que em 2015 o Ministério da Saúde pretende trabalhar na construção de protocolos clínicos para o conjunto de doenças raras. “Assim, poderemos discutir incorporações tecnológicas e os tipos de serviços necessários para cada conjunto de doenças”, disse. Ela explicou que também está prevista a criação de uma plataforma online para troca de informações entre sociedade, comunidade científica, pacientes e seus parentes.

Imagem: Ministério da Saúde

Fonte: Agência Brasil

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Testes em recém-nascidos salvam 1,8 mil crianças por ano no Paraná


saO Governo do Paraná está intensificando a capacitação dos profissionais de Saúde para a realização dos testes de triagem neonatal, uma das recomendações da Rede Mãe Paranaense para evitar doenças graves e até a morte de bebês recém-nascidos. Implantados há 25 anos no Estado, os testes salvam 1,8 mil crianças por ano.

Nesta quarta e quinta-feira (25 e 26) mais de 200 profissionais de saúde dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba participam da Oficina de Triagem Neonatal para aplicação dos testes do pezinho, olhinho e orelhina.

Na terça-feira (24), 260 profissionais de todas as regiões do Estado participaram, por videoconferência, da orientação técnica para a realização do Teste do Coraçãozinho, que identifica cardiopatias graves em recém-nascidos.

A superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual da Saúde, Márcia Huçulak, explica que o Paraná é pioneiro nos testes de triagem neonatal. “Há 25 anos, quando iniciamos a parceria para a realização dos exames com a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional, parecia impossível atender todos os recém-nascidos do Paraná. No entanto, vencemos o desafio inicial e ampliamos o número de exames, salvando mais de 1,8 mil crianças ao ano com a detecção precoce de doenças e o tratamento imediato, que garantem qualidade de vida aos nossos cidadãos”.

A representante do Ministério da Saúde, Ana Stella Goldback, destacou que o Paraná está muito à frente de outros estados na triagem neonatal. “O SUS é tripartite e os índices de saúde melhoram muito quando há união dos três entes da federação. A experiência paranaense pode ajudar outras regiões do país a implantar os testes e evitar que doenças raras causem sequelas ou mesmo a morte prematura das crianças”, afirmou.

saOFICINAs – A secretaria estadual da Saúde promove, em parceria com o Ministério da Saúde, nove oficinas do Projeto Qualisus Redes Paraná, que tem financiamento do Banco Mundial. A Oficina de Triagem Neonatal foi a primeira da série dirigida aos municípios da RMC. Estão envolvidos profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Especialidades e Hospitais, como médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistentes sociais e secretários municipais de saúde.

A enfermeira Vera Lúcia Ribas, do município de Tunas do Paraná, agradeceu a oportunidade de participar do encontro e disse que a atualização profissional vai contribuir muito para melhorar o atendimento na unidade em que trabalha.

“É muito importante começarmos o ano com esse curso, que vai nos ajudar na orientação das mães e no tratamento das crianças. As profissionais envolvidas nos trouxeram uma luz muito grande. Eu estou voltando para minha unidade com uma diretriz diferente de atuação, que vai possibilitar mais qualidade no atendimento”, afirmou.

TESTE DO CORAÇÃOZINHO – Em 2014, o Governo do Estado incorporou o teste do coraçãozinho para todos os recém-nascidos do Paraná. Feito através de um oxímetro de pulso, ele detecta a cardiopatia nas crianças logo após o nascimento. O exame é indolor e mede a quantidade de oxigênio no sangue dos bebês. O Governo investiu cerca de R$ 565 mil na aquisição dos 150 oxímetros de pulso, que foram entregues aos hospitais que atuam na Rede Mãe Paranaense.

Na videoconferência de terça-feira (24), a cardiologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, Eliane Pelissari, explicou detalhadamente como deve ser feito o teste e esclareceu dúvidas dos profissionais. A Secretaria da Saúde produziu e distribuiu materiais gráficos de apoio destinados à população e aos profissionais dos 399 municípios.

saO Teste do Coraçãozinho deve ser realizado ainda na maternidade, nas primeiras 24 a 48 horas após o nascimento, pois o tratamento dos portadores de cardiopatias graves deve ser imediato para evitar a morte dos bebês, que, nesses casos, acontece antes de completar o primeiro mês de vida.

VISITA - Duas representantes da Consultoria Técnica do Ministério da Saúde, responsáveis pela Coordenação Nacional de Triagem Neonatal, visitaram na terça-feira (24) a Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional e ainda conheceram o Hospital Mater Dei, em Curitiba, onde acompanharam o do Teste do Pezinho em um bebê com alta hospitalar.

As representantes do Ministério aproveitaram para conhecer a instituição, acompanhadas pela diretora-geral, irmã Iracema Vujanski e, durante a visita, discutiram a importância do Teste do Pezinho e dos demais testes que compõem a Triagem Neonatal.

De acordo com a irmã Iracema, nascem 400 crianças por mês na unidade. A alta hospitalar somente acontece depois de todos os exames de triagem feitos. Nos casos dos recém-nascidos que vão para a UTI, o sangue é coletado até as primeiras 48 horas de vida (como determina o protocolo) e também no momento da alta. Dessa maneira, não há dúvidas de que ele está apto para ir para casa.

Fonte: SESA/PR

Audiência de dissídio coletivo envolvendo o Sindicato dos Médicos


O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná – SIMEPAR e o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Ponta Grossa, e outros 19 patronais, reuniram-se nesta quarta-feira (25) para nova audiência de dissídio coletivo. A sessão aconteceu a partir das 14h30, na sede do TRT-PR, em Curitiba (Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528) e pode ser acompanhada ao vivo pelo YouTube, com atualizações no Twitter.

No encontro, as partes se manifestaram sobre a proposta de conciliação parcial formulada pelo desembargador Luiz Eduardo Gunther, que presidiu a última audiência, realizada em janeiro. Os sindicatos se comprometeram a analisar, além de outras cláusulas, a possibilidade de aplicar aos médicos a extensão das condições aplicáveis à categoria preponderante de cada base territorial, retroativamente à data-base de novembro de 2010. Nesse caso, seriam excluídos os pisos de cada convenção e incluídos os reajustes aplicáveis no período de 2010 a 2014.

Fonte: Ascom/ TRT-PR

ES sedia nos dias 6 e 7 de março Jornada Estadual da Liga de Doenças Raras

Jornada discutirá o tema com a comunidade e associações do Espírito Santo
A jornada abordará temas tanto de cunho científico quanto político e socioeconômico, e também abrirá espaço para a comunidade e associações do Espírito Santo.

A Liga de Doenças Raras do Espírito Santo (Ladres) promove nos dias 6 e 7 de março de 2015, na Universidade Vila Velha (UVV), a I Jornada Estadual da Liga de Doenças Raras do Espírito Santo. O encontro abordará temas tanto de cunho científico quanto político e socioeconômico, além de abrir espaço para a comunidade e associações do Estado.

Pela manhã, a jornada discutirá temas como a política de Atenção às Pessoas com Doenças Raras no SUS, com debates sobre o que são doenças raras e qual a sua importância na atenção à saúde, além da atenção primária à saúde e políticas públicas para o cuidado integral a esses pacientes.

Para conferir a programação completa e as inscrições no evento, acesse aqui o site da Liga Acadêmica.

* Com informações da Liga Acadêmica de Doenças Raras do Espírito Santo.

Fonte: CFM





CFM promove o II Fórum do Médico Jovem

Com o objetivo de debater a realidade enfrentada pelos médicos brasileiros com até 10 anos de formação, o Conselho Federal de Medicina (CFM) promove, em Recife (PE), nos dias 8 e 9 de abril, a segunda edição do Fórum do Médico Jovem. Na programação estão previstas apresentações que abordam direitos e deveres do jovem médico, além de questões como aspectos éticos e bioéticos, gestão de informação em medicina, residência e carreira de Estado.
 
Para o presidente da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR), Arthur Danila, além de encontrar um mercado de trabalho cada dia mais competitivo, o médico jovem enfrenta as más condições de trabalho no serviço público e contratos precários, tanto na saúde suplementar, quanto no setor público. “O recém-formado está assumindo postos precários, sem infraestrutura adequada e sem uma equipe multidisciplinar de apoio, o que o coloca em risco de maior vulnerabilidade ética em sua prática profissional”.
 
Integração - De acordo com o conselheiro José Hiran da Silva Gallo, diretor-tesoureiro do CFM e coordenador da Comissão de Integração do Médico Jovem, estes encontros são importantes para aproximar ainda mais os conselhos de medicina da população de jovens médicos. "É importante ouvir as preocupações e apresentar com clareza nossas propostas. Juntos, poderemos fortalecer a luta em defesa dos interesses da categoria e pela melhoria do SUS. Os médicos – jovens e experientes – precisam contar com o reconhecimento e a valorização de seu trabalho, assim como com condições adequadas para exercer de forma digna seu trabalho", pontuou.
 
O II Fórum do Médico Jovem contará ainda com a participação de conselheiros de medicina, lideranças de outras entidades médicas, especialistas, professores, profissionais e estudantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizada no site de evento do CFM. (Clique aqui)
 
Regionais - O I Fórum do Médico Jovem aconteceu em novembro de 2014, em Porto Velho (RO), onde dezenas de participantes, a grande maioria de estados do Norte, acompanharam as atividades que tiveram como foco as dificuldades do recém-formado, como o acirramento do mercado profissional e o dia-a-dia de suas atividades. (leia mais)
 
Outros três encontros estão confirmados pela Comissão de Integração do Médico Jovem. A edição da Região Sul será na cidade de Florianópolis (SC), em novembro. Já as edições do Sudeste e Centro-Oeste deverão ter seus locais confirmados brevemente.
 
 
II FÓRUM DO MÉDICO JOVEM DO CFM
DATA: 08 e 09 de abril de 2015
LOCAL:Mar Hotel Recife
Rua Barão de Souza Leão, 451, Boa Viagem, Recife-PE.
 

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Dia 08 de abril de 2015 – Quarta-feira

15h – Credenciamento
15h30 Prontuário Médico: Aspectos Legal e Ético  
16h Declaração de Óbito
16h30 Gestão da Informação em Medicina
17h Honorários Médicos
17h30 Debates
20h Solenidade de Abertura
21h O Impacto das Resoluções CFM nº 2.077/14 e 2.079/14 nas Unidades de Urgência e Emergência
22h Debates

Dia 09 de abril de 2015 – Quinta-feira

Mesa Redonda: Residência Médica
08h30 Demandas Atuais dos Médicos Residentes
08h50 A Visão da Preceptoria Médica sob o Olhar do Médico Residente
09h10 Residência Médica: Ensino ou Assistência?
09h30 Fiscalização do Programa de Residência Médica
09h50 Debates
12h00 Intervalo
14h Mesa Redonda: Educação Médica – Ensino da Ética e Bioética
15h Debates
16h Intervalo
16h30 Carreira de Estado para o Médico
17h Mesa Redonda: Médico Jovem
Comissão do Médico Jovem - Regional
Comissão do Médico Jovem - Federal
 18h Encerramento

Fonte: Portal CFM

IMPOSTO DE RENDA: DECLARE SEM MENTIR OU OMITIR

O conselho é do presidente da Federação de Empresas de Serviços Contábeis, Mário Berti
Declaração do Imposto de Renda em 2015.
Declaração do Imposto de Renda em 2015.
No Em Conta de hoje,  você fica sabendo vários pontos que precisam ser seguidos na declaração do Imposto de Renda, que começa a ser entregue nesta segunda-feira (02).

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon) alerta que a Receita Federal está cada vez mais eficiente no cruzamento automático de dados que podem levar o contribuinte à malha fina. Vai desde um aluguel que recebeu, mas não declarou, ao contrário do inquilino, que o fez.
No caso dos serviços de saúde, o cruzamento de dados neste ano está sendo prioridade. Embora não haja limites para o desconto, há casos em que ele não se aplica e tem que ter tudo especificado em notas fiscais, que devem ser guardadas por cinco anos. Além disso, a partir de agora, os médicos, dentistas e terapeutas são obrigados a mandar o total pago e o CPF do cliente para a Receita Federal.
Tudo isto está na Entrevista de Valor de hoje (26) com o presidente da Fenacon, Mário Berti. “Não omita nada e nem minta na declaração do Imposto de Renda, porque hoje não tem mais como se esconder. O Big Brother está aí para “dedar” todo mundo”, afirmou ele.
No Trocando em Miúdo,  a prosa é sobre  um tal de realismo tarifário, que está aumentando por demais a sua conta de luz.
Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. Edição e apresentação de Eduardo Mamcasz.
Continue participando: emconta@ebc.com.br
Produtor
Cleide de Oliveira
 Fonte: Rádios EBC

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 2105


Lixo hospitalar, todo cuidado é pouco


O Programa Meio Ambiente por Inteiro desta semana mostra flagrantes de descarte incorreto de lixo hospitalar. Você vai ver que a destinação errada pode ocasionar sérios problemas para o meio ambiente e para o homem. O programa mostra que esse tipo de material, por lei, deve passar por processo de separação antes de ser jogado fora. Você vai ver, ainda: a responsabilidade de quem produz esses resíduos e decisões judiciais sobre o assunto.

Papel, vidro, papelão e comida. Esse lixo tem que ser descartado de forma correta para não causar impactos ambientais e na saúde do ser humano. Quando não há cuidados, os perigos são inúmeros. Imagine bolsas de sangue, agulhas, seringas, gases e material radioativo, tudo isso largado de qualquer jeito. O chamado lixo hospitalar oferece um perigo ainda maior, por isso a legislação exige que os geradores desses resíduos tenham atenção redobrada. A primeira etapa do processo é a separação. Em seguida, entra em cena uma empresa especializada para realizar a coleta. A equipe do programa, direto de um hospital público de Brasília, mostra o passo a passo. Veja também o que vai para a incineradora e o que é feito com as cinzas.

E quem pensa que lixo hospitalar é produzido apenas nos hospitais engana-se. Trata-se de um resíduo encontrado, por exemplo, em clínicas veterinárias, de estética e estúdios de tatuagem. “Aqui no estúdio a gente toma todos os cuidados necessários. Tudo é descartável e, depois de usado, é separado para não dar problema,” afirma o tatuador Rogélio Neto.

No estúdio do Meio Ambiente por Inteiro, duas especialistas debatem o assunto. Adriana Moreira, superintendente de Fiscalização e Limpeza Urbana da Agência de Fiscalização de do Distrito Federal (Agefis) e Daniele Feitosa, superintendente do Sindicato Brasiliense dos Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas.


Fonte: TV Justiça

SIMEPAR convoca Médicos do Hospital São Lucas para Assembleia Geral Extraordinária

 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


O Presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe conferem o estatuto e a legislação em vigor, e considerando que as deliberações vinculam a todos os membros da categoria, ainda que ausentes ou discordantes, convoca os médicos do Hospital São Lucas, para Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 09 de março de 2015, às 16 horas em primeira convocação, às 17 horas em segunda convocação e às 18 horas em terceira e última convocação, na sede do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná - SIMEPAR, situado na Rua Coronel. Joaquim Sarmento, 177, Bom Retiro, Curitiba – PR para tratar da seguinte ordem do dia:


1.     Debate e deliberação sobre a investigação do Ministério Público do Trabalho acerca da forma de contratação dos médicos.

2.     Deliberação sobre manter ou não, em aberta, a assembleia geral da categoria.

Curitiba, 25 de fevereiro  de 2015.




Mario Antonio Ferrari

Diretor Presidente

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Testes rápidos de HIV também podem ser feitos na sede do Grupo Dignidade

Cerca de 900 pessoas realizaram o teste rápido oferecido pelo programa A Hora é Agora, que começou em dezembro em Curitiba. 
A partir desta terça-feira (24), Curitiba contará com mais um local para realização do teste rápido para detectar HIV/Aids, oferecido pelo programa A Hora é Agora. O Grupo Dignidade passa a ofertar aconselhamento e teste rápido na sua sede na Praça Carlos Gomes.

Os testes que entregam o resultado em 30 minutos serão ofertados nas terças, quartas e quintas-feiras das 18h às 21 horas. O Grupo Dignidade fica na Rua Marechal Floriano Peixoto 366, 4º andar, sala 46.

Desde dezembro, o trailer do programa A Hora é Agora fica nas sextas na Praça Osório, oferecendo a realização do teste. Também é possível solicitar testes pelo site do programa (www.ahoraeagora.org), que podem ser entregues na casa do solicitante, na Farmácia Popular, ou ainda no autoatendimento dos Correios.

O exame de HIV/Aids também pode ser realizado nas 109 unidades de saúde que realizam os testes convencionais de HIV, que ficam pronto em até três dias. Além disso, o teste rápido, também pode ser feito no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), no bairro São Francisco.

 Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Fonte: SMCS

I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2015 - I ENCM debaterá temas polêmicos

O I ENCM será em Belo Horizonte nos dias 4, 5 e 6 de março
O I ENCM será em Belo Horizonte nos dias 4, 5 e 6 de março
Lideranças médicas de todo o país participarão na próxima semana, nos dias 4 e 6 de março, em Belo Horizonte, do I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2015 (I ENCM 2015). O evento vai debater temas latentes, como a violência obstétrica, a integração dos médicos do Mercosul e novos cenários da Residência Médica no Brasil, entre outros temas. Devem participar do evento, representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Outros temas a serem debatidos são o exercício da medicina na América do Sul, Central e Caribe, a busca por crianças desaparecidas e o exercício da especialidade de alta complexidade. Durante o I ENCM 2015 também serão apresentadas as contas de 2014 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e o relatório da Comissão de Assuntos Político (CAP) da autarquia.

O I ENCM 2015 será antecedido, no dia 3 de março, por uma reunião entre a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) e os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). Na ocasião, serão debatidos temas de interesse da categoria e das autarquias, com o objetivo de integrar ações e estimular a troca de experiências.

Para o presidente do CFM, Carlos Vital, a realização dos ENCM possibilitam uma ação harmoniosa do sistema conselhal. “Essa sintonia tem feito com que as autarquias estejam mais próximas dos médicos, respondendo aos pleitos de forma efetiva, com ações que buscam a valorização da medicina e uma assistência de qualidade”, disse. 

Confirmaram presença no I ENCM o procurador Diaulas da Costa Ribeiro; o presidente da Federação das Associações Brasileiras de Gionecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Etelvino Trindade; o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Miguel Kfouri; o presidente da Confederação Médica Latino-americana e do Caribe, Carlos Jañez; representantes de entidades da categoria da Venezuela (Douglas Leon Natera), da Costa Rica (Alexis Castillo) e da Bolívia (Aníbal Cruz); e os professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Milton de Arruda Martins e Maria do Patrocínio Tenório Nunes.Além desse grupo de expositores, também participarão das diferentes mesas os conselheiros federais: José Hiran Gallo, Sidnei Ferreira, Alceu Pimentel, Emmanuel Fortes, Cláudio Franzen, Jeancarlo Fernandes Cavalcante, José Fernando Maia Vinagre, Dalvélio Madruga, Wirlande Santos da Luz, Henrique Batista e Silva, Mauro Ribeiro, Jecé Brandão, Celso Murad e Hermann von Tiesenhausen. Confira a programação abaixo.

Para o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), Itagiba de Castro Filho, a entidade está orgulhosa de sediar o I ENCM 2015. “Trata-se de um momento de extrema importância para o movimento conselhal, pois durante as diferentes atividades teremos a oportunidade de analisar questões de peso para o ético exercício da medicina. Estou certo de que os debates e conclusões ajudarão na tomada de futuras decisões", disse. 

I ENCONTRO NACIONAL DOS CONSELHOS DE MEDICINA DO ANO DE 2015
DATA: 04, 05 e 06.03.2015
LOCAL: Sede do CRM-MG – Belo Horizonte-MG 

PROGRAMAÇÃO

04.03.2015 - (QUARTA-FEIRA)

8h30 - Credenciamento

9h às 10h – Solenidade de Abertura
Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima - Presidente do CFM
Dr. Itagiba de Castro Filho - Presidente do CRM-MG

10h às 11h - TEMA: Violência Obstétrica na Assistência ao Parto? 
Apresentação: Dr. Henrique Batista e Silva – Secretário-Geral do CFM
Conferencista: Dr. Diaulas Costa Ribeiro – Procurador do MPDFT 

11h às 12h20 - TEMA: Autonomia do Obstetra e do paciente na condução do parto
Coordenador: Dr. José Hiran da Silva Gallo – Tesoureiro do CFM
Secretário: Dr. Sidnei Ferreira – 2º Secretário do CFM 
Expositores: Dr. Diaulas Costa Ribeiro - Procurador do MPDFT – O princípio básico da autonomia
Dr. Eduardo Valério Borges da Fonseca – Membro da CT de Parto Normal do CFM - Resolução da ANS
Dr. Alceu José Peixoto Pimentel – Conselheiro Federal – Projeto de Lei Dep. Jean Wyllys
Dr. Etelvino Trindade – Presidente da FEBRASGO - Parto normal x cesariano – Disponibilidade Obstétrica 

12h20 às 12h50 - Intervalo

12h50 às 14h Debates

05.03.2015 - (QUINTA-FEIRA)

9h às 10h - TEMA: Mercosul: Integração dos médicos: Visão da CONFEMEL 
Apresentação: Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – Presidente do CFM
Conferencista: Dr. Carlos Jorge Jañez – Presidente da CONFEMEL

10h às 11h40 - TEMA: Atualidades sobre o exercício da medicina na América do Sul, Central e Caribe
Coordenador: Dr. Emmanuel Fortes da Silveira Cavalcanti – 3º Vice-Presidente do CFM
Secretário: Dr. Cláudio Balduíno Souto Franzen – Conselheiro Federal
Expositores: Dr. Douglas Leon Natera – Vice-Presidente de Assuntos Profissionais da CONFEMEL(Venezuela)
Dr. Alexis Castillo Gutiérrez – Vice-Presidente da Região Centro América e do Caribe da CONFEMEL (Costa Rica)
Dr. Aníbal Cruz – Vice-Presidente Institucional da CONFEMEL (Bolívia)
Dr. Jeancarlo Fernandes Cavalcante – Conselheiro Federal(Brasil)

11h40 às 12h40 Debates

12h40 às 13h10 Intervalo

13h10 às 15h - TEMA: Apresentação das Contas do CFM - 2014
Coordenadores: Dr. José Hiran da Silva Gallo – Tesoureiro do CFM
Secretário: Dr. Dalvélio de Paiva Madruga – 2º Tesoureiro do CFM

15h às 16h TEMA: Apresentação de Relatório da CAP – Comissão de Assuntos Políticos do CFM
Expositores: Dr. Wirlande Santos da Luz – Conselheiro Federal
Dr. Alceu José Peixoto Pimentel – Conselheiro Federal
Napoleão Salles – Assessor Parlamentar do CFM

16h – Atividade Institucional do CRM-MG

06.03.2015 - (SEXTA-FEIRA)

9h às 10h TEMA: Crianças desaparecidas 

Conferencista: Dr. Ricardo Paiva – Membro da Comissão de Ações Sociais do CFM 
Apresentação: Dr. José Fernando Maia Vinagre _ Corregedor do CFM

10h às 11h TEMA: Exercício da especialidade de alta complexidade

Coordenador: Dr. Mauro Britto Ribeiro – 1º Vice-Presidente do CFM
Secretário: Dr. Jecé Freitas Brandão – 2º Vice-Presidente do CFM

Expositores: Dr. Denis Calazans Loma - Vice Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica 
Dr. Miguel Kfouri Neto – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do PR - Aspectos Jurídicos 
Dr. Roberto Luiz d’Ávila – Assessor do CFM 

11h às 12h Debates

12h às 12h30 Intervalo

12h30 às 13h30 TEMA: Novos Cenários da Residência Médica no Brasil
Coordenador: Dr. Hermann Alexandre Vivacqua von Tiesenhausen
Secretário: Dr. Celso Murad
Expositores: Prof. Dr. Milton de Arruda Martins 
Dra. Maria do Patrocínio Tenório Nunes 
Dr. Arthur Hirschfeld Danila - Presidente da ANMR
Ministro da Educação ou seu representante 

13h30 às 15h Debates

15h Encerramento

OMS na Europa pede aumento da vacinação contra sarampo

Foto: ABr
Escritório da Organização Mundial da Saúde na Europa disse que sete países europeus e asiáticos relataram mais de 22 mil casos entre 2014 e 2015; segundo a agência da ONU, os números ameaçam a meta regional de eliminar a doença até o fim deste ano, entre os mais atingidos estão Alemanha, Itália e Rússia.

O escritório regional da Organização Mundial da Saúde, OMS, na Europa pediu a autoridades, profissionais de saúde e pais que aumentem imediatamente a vacinação contra o sarampo nos grupos etários em risco.
A medida ajudaria a pôr fim a surtos que estão ocorrendo em países da região e da Ásia e a prevenir futuras epidemias. O escritório regional abrange 53 países, que vão da Europa à Ásia, incluindo Israel.

Meta

Sete nações relataram 22.149 casos de sarampo entre 2014 e 2015. Segundo a OMS, isso ameaça a meta regional de eliminar a doença até o final deste ano. Os casos ocorreram na Alemanha, na Bósnia e Herzegovina, no Cazaquistão, na Geórgia, na Itália, no Quirguistão e na Rússia. Ainda que os casos de sarampo tenham caído pela metade de 2013 ao ano passado, ainda há grandes surtos.

Supresa

A diretora regional da OMS para a Europa, Zsuzsanna Jakab, se disse "surpreendida" pelos os números ao mencionar que nas últimas duas décadas houve uma redução de 96% nos casos de sarampo na região.
Segundo ela, é necessário "responder coletivamente e imediatamente para fechar as lacunas de imunização". A diretora afirmou ainda que é "inaceitável que, após as ações nos últimos 50 anos para fazer vacinas eficazes e seguras, o sarampo continue a custar vidas, dinheiro e tempo".

De acordo com a agência, as medidas necessárias para controlar os surtos atuais incluem melhorar a vigilância para detectar e investigar todos os casos suspeitos, a testagem rápida de casos e a identificação das cadeias de transmissão. Além disso, Jakab citou a importância de se tornar disponível informações de alta qualidade, baseadas em evidências, sobre os benefícios e riscos associados à imunização contra sarampo.

Fonte: Portal EBC

Casos de malária aumentam no Rio, mas autoridades negam surto

Foto: ABr
O Rio de Janeiro registrou 14 casos de malária nas últimas três semanas, todos na região serrana. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), até então o número de casos no estado entre 2008 e 2014 chegava a 15. Apesar do aumento, a Secretaria de Estado de Saúde informou não haver evidências de surto da doença.

Os locais de infecção são os municípios de Miguel Pereira (três), Nova Friburgo (dois), Petrópolis (dois) e Teresópolis (um). A origem de mais seis casos já confirmados permanece em investigação, segundo a secretaria. Não há mortes confirmadas, e, até o momento, os casos registrados apresentam a versão branda da doença.

Os pacientes com malária na região serrana foram contaminados no local, ou seja, não vieram infectados de outros lugares. São os chamados casos autóctones, informou a secretaria.

A investigação e monitoramento dos casos autóctones da Mata Atlântica do Rio vem sendo feita desde 2008 pelo Laboratório de Pesquisa em Malária e Laboratório de Transmissores de Hematozoários do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), integrantes do Centro de Pesquisa Diagnóstico e Treinamento em Malária da Fiocruz (CPD-Mal).

A fundação, em parceria com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está sequenciando o genoma do plasmódio encontrado na Mata Atlântica. O objetivo é identificar a origem do parasita e o envolvimento de outros animais, como macacos, no ciclo de transmissão, para então traçar estratégias de combate à doença na região.

A situação de alerta é direcionada para as pessoas que irão visitar as regiões próximas à Mata Atlântica, devido ao forte calor, que favorece o desenvolvimento do mosquito. Como a transmissão ocorre em ambiente silvestre, a orientação é que pessoas que estiveram nas áreas de Mata Atlântica e apresentam quadro febril busquem atendimento médico, informando o histórico de viagem, para facilitar o diagnóstico e o início de tratamento adequado.

Segundo o Ministério da Saúde, a Amazônia concentra mais de 99% do total de casos de malária no país, inclusive, os mais graves. No Rio, a doença apresenta sintomas leves, sem complicações. O tratamento é de três dias com medicamentos distribuídos pelo próprio ministério.

Como a malária não é endêmica no estado do Rio, muitos profissionais de saúde não conseguem diagnosticar a doença de imediato. A Fiocruz alertou para a existência de um serviço disponível para profissionais de saúde que necessitam de informações a fim de um diagnóstico preciso da doença. Eles podem ligar para o Malária-Fone (21-9988-0113).

Pacientes com suspeita de infecção no Rio devem ser encaminhados a um centro especializado no diagnóstico e tratamento de doentes com malária, mesmo que não haja confirmação da doença nos primeiros exames diretos ou no teste rápido. O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), na Avenida Brasil, tem uma equipe especializada no diagnóstico e tratamento da malária.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2013, o Brasil registrou o menor número de casos de malária dos últimos 33 anos, com 178.614 notificações. Ele representa queda de 71% comparado aos 615.246 casos registrados no ano 2000. A Incidência Parasitária Anual (IPA), que mensura o risco de se contrair malária, reduziu na região amazônica quase 80% no mesmo período, passando de 29,4 casos por mil habitantes, em 2000, para 6,3 em 2013, alterando a situação do país de médio para baixo risco em contrair malária.


Fonte: Portal EBC

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Anvisa determina suspensão do medicamento Reutrite

O medicamento Reutrite (diclofenaco potássico) 50 mg comprimido revestido com validade de 24 meses, fabricado pela Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda., teve determinação de suspensão de distribuição, comercialização e uso em todo o território nacional
O medicamento foi suspenso por não apresentar resultados dentro das especificações no ensaio de dissolução e a empresa pedir para reduzir o prazo de validade de 24 meses para 12 meses.
Fonte: Portal Anvisa