quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Rondônia: CRM pede revisão de liminar ao CNJ

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) entrou com representação, no Conselho Nacional de Justiça (CNS), contra decisão judicial que obriga médicos da rede particular a atender diariamente no serviço público de Cacoal, terceiro maior município do estado. A denúncia também foi entregue ao Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO).

O Conselho pede a revisão da decisão liminar do juiz Carlos Roberto Rosa Burck, da 1ª Vara Criminal de Cacoal, expedida em 13 de outubro, que ante a crônica falta de médicos obstetras e pediatras no Hospital Materno Infantil (da rede pública), intimou os "médicos plantonistas de hospitais privados, dirigentes, assim como todos os médicos pediatras e obstetras de Cacoal que foram encontrados pelo oficial de justiça para que se apresentem no Hospital sob pena de prisão em tela (...)".

Em sua exposição, o CRM enfatiza que nos termos da Constituição Federal, ninguém é obrigado "a fazer ou deixar de fazer nada" senão em virtude de lei. "A decisão expandiu seus efeitos de forma irregular para médicos que não possuem qualquer ligação funcional ou de subserviência com a administração pública", denunciou a presidente do Cremero, Maria do Carmo Demasi Wanssa, que completou: "a falta de médicos na região é proveniente a incapacidade administrativa municipal".

Outro problema apontado pelo Conselho é que, com o reflexo da decisão, os pacientes da rede do hospital privado foram prejudicados. O CRM ainda denunciou que nenhum gestor municipal foi responsabilizado pelo ocorrido.

Para o diretor do CFM e representante de Rondônia, José Hiran Gallo, a decisão judicial é inadmissível. "O caos da saúde pública daquela região é conhecida pelas autoridades. Na última fiscalização do CRM, há um mês, detectamos problemas sérios na estrutura. Ali não é possível fazer Medicina de qualidade. Como obrigar os médicos a prestarem atendimento?", questiona.

Na opinião do Dr. Mario Ferrari, presidente do SIEMEPAR, a decisão é equivocada. Ele questiona "o que fará o juiz se os médicos decidirem não cumprir a determinação judicial? Se os médicos forem presos será o magistrado o responsável pelo atendimento? Um juiz como esse deveria perder o cargo. O abuso de autoridade impera neste país." Completou.

Fonte: CFM, com acréscimo de informações.

Mobilização Saúde + 10 já coletou 50 mil assinaturas no Paraná

50 mil paranaenses já aderiram à mobilização Paraná Saúde + 10 para caracterizar como emenda de iniciativa popular o Projeto de Lei que garante o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira. O movimento é encabeçado pela Secretaria de Estado da Saúde, pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná e pelo Conselho Estadual de Saúde e tem como objetivo coletar 100 mil assinaturas nos 399 municípios paranaenses.

Para que o Projeto de lei seja executado devem ser coletadas 1,5 milhão de assinaturas, o equivalente a um por cento do eleitorado nacional, distribuídas em pelo menos cinco estados do país. O Projeto de lei é uma iniciativa do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública, liderado pela Frente Nacional por Mais Recursos para a Saúde. A Frente Nacional é composta por mais de 40 instituições.

PARANÁ – No Paraná a mobilização foi lançada no dia 23 de setembro, em Curitiba. Em Apucarana, a 16ª Regional de Saúde aproveitou a campanha Outubro Rosa para mobilizar a população. No dia 20 de outubro, com uma barraca na praça, a população foi orientada e estimulada a assinar o documento em favor do movimento. No dia 3 de novembro haverá mais uma mobilização para a coleta de assinaturas com barracas na Praça Rui Barbosa e na Feira do Produtor Rural.

Em Maringá, a mobilização também foi lançada no dia 20 de outubro, na sede da Associação Comercial, com a presença do secretário Michele Caputo Neto. Na cerimônia ele enalteceu a importância da mobilização em benefício do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Cascavel, a coleta de assinaturas será organizada em evento desta terça-feira (30), no auditório do sindicato dos bancários.

Para participar da mobilização, o cidadão deve preencher o formulário, que inclui o número do título de eleitor, zona e seção eleitoral. As assinaturas devem ser enviadas para a Secretaria Municipal de Saúde. As listas serão encaminhadas para a Secretaria Estadual da Saúde através das 22 Regionais. O Conselho Estadual de Saúde, a Secretaria da Saúde e o Cosems/PR encaminharão as listas ao Conass, em Brasília, para se somar às demais listas do país. P

Fonte: SESA

Curitiba sediará o IV Encontro de Comunicação das Entidades Médicas

Já estão abertas as inscrições para o IV Encontro de Comunicação das Entidades Médicas. Com o tema: "Como fazer mais e melhor, o evento, tem como objetivos estimular o intercâmbio de experiências entre as diferentes entidades do movimento médico, promover práticas de planejamento em comunicação, discutir a relação entre as entidades e a mídia, avaliar o uso das tecnologias em comunicação, especialmente das novas mídias e qualificar a parceria entre técnicos de comunicação e dirigentes das entidades médicas.

Promovido pela Federação Nacional dos Médicos e pelo Conselho Federal de Medicina o encontro que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro, em Curitiba, conta com a parceria da Associação Médica Brasileira, Sindicato dos Médicos do Paraná e Conselho Regional de Medicina do Paraná.

As inscrições podem ser feitas com o envio do formulário abaixo preenchido para o seguinte endereço eletrônico: secretaria@fenam.org.br.

Os interessados devem especificar no campo assunto da mensagem a informação INSCRIÇÃO PARA O IV ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DAS ENTIDADES MÉDICAS.

Em caso de dúvida, é só entrar em contato com a sede da FENAM, pelo telefone (61) 3042-3700.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
IV FÓRUM DE COMUNICAÇÃO DAS ENTIDADES MÉDICAS
Nome:
Entidade:
Cargo/ Função:
Profissão:
Endereço para correspondência:
E-mail:
Telefone:

Confira abaixo a programação preliminar do evento:

IV ENCONTRO DE COMUNICAÇÃO DAS ENTIDADES MÉDICAS
Datas: 29 e 30 de novembro de 2011

Local: Auditório do Conselho Regional de Medicina do Paraná

Endereço: Rua Rua Victório Viezzer, 84 - Vista Alegre - Curitiba / PR

Tel: 55 (41) 3240-4001

DIA 29 DE NOVEMRBO(quinta-feira)

8h30 – Solenidade de abertura
• Presidentes do CFM: Roberto Luiz d’Avila
• Presidente da FENAM: Geraldo Ferreira
• Presidente da AMB: Florentino Cardoso
• Presidente do CRM-PR: Alexandre Bley
• Presidente do Simepar: Mario Ferrari
• Presidente da AMPr, João Carlos Baracho

9h30 – Mesa Redonda: O erro médico visto pela imprensa e pela sociedade – equívocos de interpretação e mecanismos de defesa
• Advogado Erial Lopes Haro - representante do Jurídico do Simesc
• Marco Antônio Batista - jornalista, diretor de jornalismo da Rede Globo Paraná por 30 anos e Editor-Diretor da Tevê Educativa Paraná, por 7 anos, acaba de assumir cargo de assessoria no Conselho de Medicina Veterinária do Paraná.
• Henrique Gonçalves, conselheiro do Cremesp.
• Moderador: conselheiro Alexandre Bley, presidente do CRM-PR

10h30 - Interação com o público

12h00 - Intervalo para almoço

14h00 – Mesa redonda: A pauta que nos une – a integração das entidades em prol do médico e da sociedade
• Diretor de Comunicação do CFM: Desiré Carlos Callegari
• Secretário de Comunicação da FENAM: Rodrigo Almeida
• Diretora de Comunicação da AMB: Jane Lemos
• Moderador: Mario Ferrari, presidente do Simepar

14h30 - Interação com o público

15h30 – Mesa redonda: Em busca do médico perdido – a interação entre as entidades e os profissionais (desafio de comunicação e mobilização)
• Jornalista Robinson Machado, especialista em comunicação integrada e no desenvolvimento de projetos especiais de relações públicas.
• Jornalista Taciana Giesel, assessora de comunicação da Federação Nacional dos Médicos
• Moderador: Waldir Cardoso, conselheiro do CFM e diretor da FENAM

16h30 - Interação com o público

17h00 – Encerramento/ Coquetel

DIA 30 DE NOVEMBRO (sexta-feira)

8h30 - Palestra: Profissional Multifunção: os desafios, os problemas e as vantagens dessa realidade nas assessorias de comunicação social
• Jornalista Raul Pilati, larga experiência na cobertura de temas econômicos e políticos. Atualmente é diretor executivo do escritório de Brasília da In Press Porter Novelli, a terceira maior agência de comunicação do país. Foi repórter, secretário de redação, repórter especial, editor e coordenador nos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo,
Gazeta Mercantil e Correio Braziliense.
• Jornalista Chico Damaso, assessor de comunicação da APM e AMB
• Moderador: Ehrehn O. Wittig, Diretor de Comunicação do CRM-PR,

9h30 Interação com o público

10h00 - Palestra: Regionalização da notícia – espaço aberto para falar do geral para o particular
• Jornalista Renato Strauss - formado em jornalismo e relações internacionais pela PUC/SP, MBA em planejamento e gestão pública pela FGV, experiência de 7 anos no Ministério da Saúde.
• Jornalista Paulo Henrique de Souza, assessor de Comunicação do CFM
• Moderador: Cláudia Paola, diretora do Simepar.

10h30 - Interação com o público

11h30 – Palestra: O futuro começa em 2013 – tendências, desafios e perspectivas para as entidades médicas no ano que chega
• Professora Lígia Bahia, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)
• Moderador: Osni Moreira Filho. diretor de Comunicação AMPr

12h30 - Interação com o público

13h00 – Encerramento – com encaminhamentos finais
• Diretor de Comunicação do CFM: Desiré Carlos Callegari
• Diretor de Comunicação da Fenam: Rodrigo Almeida
• Diretora de Comunicação da AMB: Jane Lemos
• Moderador: Alexandre Bley, presidente do CRM-PR

Fonte: FENAM

Aprovado projeto que define prazo para que SUS inicie tratamento de pessoas com câncer

Da Agência Brasil

O plenário do Senado aprovou hoje (30) projeto que estabelece prazo máximo de 60 dias para o início do tratamento de pacientes com câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Se o caso for grave, o prazo pode ser menor, segundo o texto.

O projeto original, do Senado, previa apenas o pleno acesso dos pacientes a medicamentos e analgésicos à base de ópio para os casos em que a doença provoque dor intensa. Mas, na Câmara, foi aprovado substitutivo ao texto que amplia a matéria incluindo o prazo máximo para início do tratamento e a obrigatoriedade de que os estados desenvolvam planos de oncologia para instalar serviços especializados.

A relatora da matéria, senadora Ana Amélia (PP-RS), elogiou que o projeto tenha sido aprovado ao mesmo tempo em que se encerra o Outubro Rosa, movimento pela prevenção e tratamento do câncer de mama. Na opinião dela, a nova lei irá beneficiar as mulheres que sofrem com a doença.

O projeto prevê a quimioterapia, a radioterapia ou cirurgia, como o tratamento previsto dentro do prazo. O texto segue agora para sanção presidencial.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Acidente vascular cerebral é a doença que mais mata no Brasil

Da Agência Brasil

O acidente vascular cerebral (AVC) é uma a doença que mais mata no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o número de mortes pelo AVC chega a quase 100 mil pessoas. Em 2000 foram 84.713 óbitos, passando para 99.726 em 2010.

Hoje (29), no Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) é importante ressaltar os cuidados que devem ser adotados para a prevenção da doença: controle da pressão arterial, da taxa de glicose no sangue e do colesterol. Além disso, é necessário manter uma dieta balanceada, fazer exercícios físicos, não fumar e nem ingerir bebidas alcoólicas.

A neurologista da Academia Brasileira de Neurologia, Gisele Sampaio, disse que se medidas saudáveis forem adotadas as chances de se ter um AVC ou qualquer outra doença relacionada aos fatores de risco como hipertensão, diabetes, colesterol alto e tabagismo são mínimas. "Além de obter hábitos mais saudáveis, é importante fazer um companhamento médico regular. Caso os sintomas sejam identificados, procure um atendimento médico o mais rápido possível", alertou.

Para diminuir a mortalidade e ampliar a assistência das vítimas do AVC, o Ministério da Saúde investirá até 2014 R$ 437 milhões no Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, R$ 370 milhões vão financiar leitos hospitalares. Também serão investidos recursos na incorporação e oferta do medicamento usados no tratamento. No Brasil, mais de 200 hospitais estão preparados para atender pacientes com AVC.

Programa Medicina & Saúde especial sobre a situação dos médicos nos planos de saúde



O Programa Medicina & Saúde discutiu novamente a situação dos médicos nos planos de saúde. O programa é apresentado pelo Dr. Darley Rugeri Wollmann Jr., secretário geral do SIMEPAR e teve a participação do presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, Dr. Alexandre Gustavo Bley e do presidente da Associação Médica do Paraná, Dr. João Carlos Gonçalves Baracho.

O programa é uma iniciativa do SIMEPAR e vai ar todas as quintas-feiras, às 21:30 h, pelo canal CWB TV, que é uma emissora comunitária transmitida pela NET no canal 05 e pela TVA no canal 72.

Para assistir aos programa anteriores, clique aqui.

Retomada da Assembleia dos Médicos prestadores dos planos de saúde



Edital de Convocação

A Associação Médica do Paraná, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRMPR) e o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (SIMEPAR), através dos respectivos presidentes, no uso de suas atribuições, reconvocam os médicos do Estado do Paraná para Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 07 de novembro de 2012, às dezoito horas em primeira convocação, às dezenove horas em segunda convocação e às vinte horas em terceira e última convocação, na sede da Associação Médica do Paraná - AMP, na Rua Cândido Xavier, 575 - Água Verde, Curitiba, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1 – Propostas de acordo apresentadas pelas operadoras de saúde suplementar;

2 – Análise das respostas aos ofícios enviadas pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná;

3 – Definição de prazos e datas para a paralisação do atendimento às operadoras com as quais a categoria profissional dos médicos não fechar acordo.

Curitiba, 30 de outubro de 2012

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Novo Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho

A partir de 1º novembro, todas as rescisões de contrato de trabalho deverão utilizar o novo modelo do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da Portaria 1.057/2012.

Junto com o novo termo deverão ser utilizados os seguintes formulários: o Termo de Quitação para as rescisões de contrato de trabalho com menos de um ano de serviço e o Termo de Homologação para as rescisões com mais de um ano de serviço.

Atenção: nos atos de liberação de Seguro-Desemprego e da conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a Caixa Econômica Federal exigirá os novos termos.

Acesse aos documentos no Site do MTE, clique aqui.



Edital de Convocação Assembleia Geral: reajuste do plano de saúde dos médicos associados


 EDITAL DE CONVOCAÇÃO
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O Presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná, no uso das atribuições que lhe conferem o estatuto e a legislação em vigor, convoca os médicos associados, em especial aos vinculados ao plano de saúde da Unimed Curitiba, para a Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada  no dia 30 de outubro de 2012, às onze horas em primeira convocação, às doze horas em segunda convocação e às treze horas em terceira convocação, na sede do SINDICATO DOS MÉDICOS NO ESTADO DO PARANÁ - SIMEPAR, situado na Rua Coronel Joaquim Sarmento, 177, Bom Retiro, Curitiba - PR, para tratar da seguinte ordem do dia:


1.Informação da Unimed Curitiba sobre majoração das mensalidades do plano de saúde da Unimed Curitiba a partir de 01/11/2012

Curitiba, 24 de outubro de 2012.

Mario Antonio Ferrari MD
Diretor Presidente
CRMPR 8364

Terapia neutraliza o HIV em laboratório

Matéria da Gazeta do Povo

Desenvolvido por cientista brasileiro, tratamento experimental contra vírus da aids se mostra tão eficaz quanto os antirretrovirais

Um tratamento testado em ratos e fruto do trabalho do imunologista brasileiro Michel Nussenzweig conseguiu manter os níveis do vírus da aids (HIV-1) abaixo dos detectáveis durante mais tempo que os tratamentos atuais, segundo artigo publicado na revista Nature.

Ainda experimental, a técnica combina cinco potentes anticorpos monoclonais (idênticos entre si porque são produzidos pelo mesmo tipo de célula do sistema imunológico) e foi desenvolvida pela equipe do cientista brasileiro e membro da Academia Americana de Ciências na Universidade Rockefeller em Nova York.

Nussenzweig administrou os anticorpos em ratos “humanizados”, que dispõem de um sistema imunológico idêntico ao humano, permitindo que sejam infectados com o vírus HIV. Estima-se que esta é uma fórmula que poderia evitar a infecção de novas células. Nussenzweig observou que, desde que foi iniciado o tratamento, a carga viral tinha caído para níveis abaixo dos detectáveis, e assim se mantiveram por até 60 dias após o término do tratamento.

Em seguida, o cientista comparou os resultados com os obtidos ao tratar ratos com uma combinação de três anticorpos monoclonais e, também, com um tratamento baseado em um único anticorpo.

Ao tratar os roedores com uma vacina com três anticorpos, o HIV se manteve em níveis baixos até 40 dias após o fim do tratamento, enquanto a monoterapia só permitiu que o vírus não fosse detectado durante o tempo em que o rato estava recebendo o tratamento (cerca de duas semanas).

“O experimento demonstrou que combinações distintas de anticorpos monoclonais são eficazes na hora de suprimir a replicação do HIV em ratos ‘humanizados’, por isso podem prevenir a infecção e servir para o desenvolvimento de novos tratamentos”, defendeu o especialista em seu artigo.

Leia mais no portal da Gazeta do Povo.

SUS oferece teste rápido para diagnosticar a tuberculose

Da Agência Brasil

O Sistema Único de Saúde (SUS) irá oferecer, até o segundo semestre de 2013, um teste rápido para diagnosticar a tuberculose. O GeneXpert, além de detectar a doença em duas horas, também identifica a resistência ou não ao antibiótico usado no tratamento da tuberculose (rifampicina), o que facilita a prescrição também mais ágil e correta do tratamento da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, a análise é automatizada, sem a necessidade de manuseio das amostras pelo profissional de saúde. Isto diminui o risco de contaminação. Desde fevereiro, 13.307 testes experimentais já foram realizados em Manaus (AM) e no Rio de Janeiro (RJ). Dos exames feitos,14,2% deram positivos.

No teste tradicional (a baciloscopia do escarro), o resultado sai em 24 horas. No entanto, são necessários 60 dias para realizar o cultivo da microbactéria e mais 42 dias para se obter o diagnóstico de especificidade e sensibilidade à rifampicina, que não ultrapassam 60% a 70% de precisão. Com o novo método, os índices de sensibilidade são de 92,5% e o de especificidade chegam a 99%.

De acordo com o coordenador adjunto do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, Fábio Moherdaui, o teste rápido além de aumentar os percentuais de detecção segura da doença para o tratamento precoce, trará maior agilidade no diagnóstico da chamada “tuberculose resistente” e, consequentemente, permitirá uma redução da morbidade e mortalidade. "A agilidade na descoberta da doença vai evitar com que ela seja transmitida nas populações com maior vulnerabilidade social", afirma.

A tuberculose é uma doença que deve ser tratada corretamente. Em média, com seis meses a pessoa já está curada. Entretanto, antes deste período, cerca de 9% dos contaminados desistem do tratamento devido à melhora aparente na tosse e febre. O abandono do tratamento é chamado de indução da resistência - bactérias que sobrevivem ao antibiótico, ficam mais resistentes, se multiplicam e são transmitidas. Com isso, a possibilidade de tratamento diminui, podendo até levar à morte do indivíduo.

"No Brasil, a transmissão da doença é muito baixa, apenas 1%, mesmo assim devido à falta de conhecimento. A tuberculose é uma questão social muito importante, que atinge principalmente regiões com maior vulnerabilidade social. Porém, se a população recebesse mais informações de profissionais da saúde, este número seria nulo", explica Moherdaui.

Dados do Ministério da Saúde indicam que, no ano passado, foram registrados 71.337 casos de tuberculose. A incidência da doença estava em torno de 37,1 novos casos a cada 100 mil habitantes, abaixo dos números de dez anos antes, quando a proporção estava em 42,8 por 100 mil habitantes. Nesse período, a quantidade aproximada de óbitos pela doença foi 4,6 mil.

O estudo sobre a viabilidade do uso do teste foi financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates, com investimento de 1,8 milhão de dólares. Depois de Manaus e do Rio de Janeiro, o projeto seguirá para as cidades que apresentam maior incidência da doença, como Recife e Porto Alegre. Ao longo do ano de 2013, o teste será implantado em todas as capitais e em cerca de 40 municípios.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Programa Medicina & Saúde de hoje traz debate sobre a situação dos médicos nos planos de saúde

O Programa de TV Medicina & Saúde de hoje irá debater a situação dos médicos nos planos de saúde. Participarão do programa o Dr. João Carlos Gonçalves Baracho, Presidente da AMP, o Dr. Alexandre Gustavo Bley, Presidente do CRM PR e o Dr. Darley Rugeri Wollmann Jr, Secretário Geral do SIMEPAR.

O programa é uma iniciativa do SIMEPAR e vai ar todas as quintas-feiras, às 21:30 h, pelo canal CWB TV, que é uma emissora comunitária transmitida pela NET no canal 05 e pela TVA no canal 72.

Para assistir aos programa anteriores, clique aqui.

Boletim da Comissão Nacional Pró-SUS trata da remuneração e mercado de trabalho médico

O Boletim da Comissão Nacional Pró-SUS, em sua edição nº 15, destaca o aumento de 15,8% garantidos pelo governo aos médicos federais. "Os médicos estão incluídos e terão o mesmo de reajuste que as outras categorias. R$ 1.000 para 40 horas semanais e proporcionalmente para 20 horas", afirmou o secretário de relações do trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça. A próxima da luta das entidades médicas (FENAM, CFM e AMB) é resgatar o valor da Gratificação da Atividade de Desempenho Médica (GDM) como ocorreu aos demais servidores. Emendas ao PL 4369, que trata dessa questão, já foram apresentadas e no momento, os dirigentes do movimento médico, aguardam mesa de negociação com o Governo.

O informativo também aborda o Movimento Saúde + 10, que terá sua primeira contagem de assinaturas coletadas em todo o Brasil no dia 30 de outubro e apresenta uma análise do Conselho Federal de Medicina, acerca da queda de leitos e falta de investimento no SUS.

A próxima reunião da Comissão está prevista para o último bimestre deste ano. Na oportunidade, será realizado um balanço das atividades de 2012 e serão traçadas as estratégias para 2013.

Veja a íntegra do boletim, clique aqui

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vídeo do Deputado Paranhos falando na ALEP sobre o problema dos planos de saúde



Pronunciamento do deputado Leonaldo Paranhos em plenário da Assembleia Legislativa do Paraná em que firmou compromisso com os médicos de mediar a negociação com os planos de saúde.

Governo vai financiar 1.623 bolsas de residência médica em 2013

Da Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai financiar, no próximo ano, 1.623 bolsas de residência médica em 19 especialidades consideradas prioritárias e com carência de profissionais, como pediatria, anestesiologia e neurocirurgia. Serão financiadas também pela pasta 1.270 bolsas de residência multiprofissional, voltadas para áreas como enfermagem e psicologia.

As medidas fazem parte do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência), que visa a alinhar a formação de especialistas no país com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A meta do governo é abrir 4 mil vagas de residência médica e 3,2 mil vagas de residência multiprofissional até 2014. Atualmente, o Brasil tem 10.434 profissionais na fase inicial da residência.

“Não se garante atendimento com qualidade à população sem médicos e profissionais de saúde bem formados”, avaliou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Segundo ele, municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão prioridade, onde há maior demanda por especialidades médicas.

Padilha lembrou que a estratégia de investir em bolsas de residência pode funcionar como fator para a fixação do profissional nos estados com carência de médicos e demais profissionais de saúde. “Ao ampliarmos as vagas, há um forte movimento que busca induzir a fixação desses profissionais nessas regiões e reduzir a desigualdade no acesso à saúde.”

Dados do governo indicam que a Região Nordeste registra 1,09 médico para cada mil habitantes. No Norte, o índice é 0,9; no Sudeste, 2,4; no Centro-Oeste, 1,7; e no Sul, 1,9. A média nacional de médicos para cada mil habitantes é de apenas 1,8 - enquanto na Argentina, o índice é 3,2, e no Uruguai, 3,7.

Ao todo, a pasta vai aplicar R$ 82,7 milhões no financiamento das bolsas em 2013, sendo R$ 46,4 milhões para as de residência médica e R$ 36,3 milhões para as de residência multiprofissional. Os bolsistas vão receber R$ 2.861,79 ao mês.

Estão previstas a capacitação de supervisores (preceptores) e a destinação de R$ 80 milhões para infraestrutura dos hospitais e das unidades básicas de saúde que ampliarem o número de residentes. Os recursos devem ser utilizados na reforma e na estruturação de espaços, como bibliotecas, salas de estudo e laboratórios.

Os hospitais também vão receber, em 2013, valores mensais para a manutenção dos programas de residência e para o desenvolvimento da preceptoria. A previsão de recursos para essa ação é R$ 60 milhões.

Em assembleia, médicos adiam paralisação contra planos de saúde até 07 de novembro

Os médicos prestadores dos planos de saúde se reuniram na noite de terça (23) para analisar o resultado da mediação da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná com os planos de saúde e deliberar sobre a possibilidade de suspensão no atendimento para forçar a negociação dos valores de honorários e dos contratos.

Mas, como a mediação promovida pela ALEP ainda não foi concluída, e os prazos para resposta de algumas operadoras dos planos ainda estão correndo, os médicos decidiram aguardar até o dia 07 de novembro para decidir sobre a paralisação.

O assessor jurídico da Comissão de Defesa do Consumidor, Cesar Tuponi, informou que a comissão notificou uma a uma as operadoras que atuam no Paraná sobre as irreegularidades nos contratos e as reivindicações da classe médica e já está recebendo as respostas, encaminhando-as às entidades e à Agência Nacional de Saúde. Ele disse acreditar que, até o dia 7 de novembro já terá a resposta de todas as empresas, que poderão ser analisadas separadamente pelos médicos.

Pesou na decisão de adiar a paralisação a notícia de que foi protocolado um pedido de abertura de CPI para investigar os planos de saúde na mesma Assembleia Legislativa. A CPI irá investigar se as operadoras estã cumprindo as determinações da ANS, e se as operadoras não estão descumprindo o Código de Defesa do Consumidor ao vender planos com serviços que não podem cumprir.

Para o Dr. Darley Wollmann, secretário geral do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná, “apesar da mediação da ALEP, os médicos precisam estar atentos e mobilizados, pois só com união e pressão, vamos conquistar honorários justos e melhores condições de atendimento”.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Mortalidade feminina cai 15,6% no Paraná em dez anos

O Paraná reduziu a mortalidade feminina em 15,6% nos últimos dez anos: a taxa passou de 4,70 óbitos por 100 mil mulheres em 2000 para 3,97 em 2010. A diminuição acompanha a média nacional, que caiu 12% no período de 2000 a 2010. No Brasil houve uma redução da taxa de mortalidade de 4,24 para 3,72. Os dados são do Ministério da Saúde.

De acordo com o órgão, as taxas caíram em todas as regiões do país, sendo que a maior foi verificada na região Sul (-14,6%), seguida pelo Sudeste (-14,3%), depois o Centro-Oeste (-9,6%), e as regiões Nordeste e Norte, apresentando redução de 9,1% e 6,8%, respectivamente.

Dentre as principais causas de mortalidade feminina estão, em primeiro lugar, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), representando 34,2%. Doenças cerebrovasculares e isquêmicas do coração apresentaram redução no período de 2000 a 2010. A taxa das doenças como o AVC caiu de 43,87, em 2000, para 34,99, em 2010. Doenças isquêmicas do coração, como o infarto, também tiveram queda, de 34,85 para 30,04.

As neoplasias representam a segunda maior causa de óbitos em mulheres em 2010, compreendo 18,3%. O câncer de mama tem o maior índice (2,8%), depois o câncer de pulmão (1,8%) e câncer do colo do útero (1,1%).

Mortalidade Materna

O estudo também divulgou que a taxa de mortalidade materna em 2010 chegou a 68 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos. Comparado com os últimos 20 anos (de 1990 a 2010), a mortalidade materna no Brasil caiu pela metade.

Fonte: Gazeta d Povo

Programa Medicina & Saúde especial sobre oftalmologia



O Programa Medicina & Saúde do SIMEPAR teve no dia 18 de outubro uma edição especial tratando da oftalmologia. O programa foi apresentado pleo Dr. Fernando Matos e a entrevistada foi a Dra. Tania Schaefer.

O programa é uma iniciativa do SIMEPAR e vai ar todas as quintas-feiras, às 21:30 h, pelo canal CWB TV, que é uma emissora comunitária transmitida pela NET no canal 05 e pela TVA no canal 72.

Para assistir aos programa anteriores, clique aqui. 

Número de crianças diagnosticadas com sífilis sobe 34% no país

Da Agência Brasil

De 2010 a 2011, o número de crianças de até 1 ano de idade diagnosticadas com sífilis subiu 34% no Brasil. No ano passado, foram diagnosticados 9.374 casos de sífilis congênita em menores de 1 ano. A taxa de incidência no mesmo ano foi 3,3 casos para cada mil nascidos vivos.

Segundo o Ministério da Saúde, o aumento reflete o crescimento na identificação dos casos, antes subnotificados, e não avanço da doença. Em crianças menores de 1 ano de idade, a sífilis é transmitida de mãe para filho durante a gravidez (chamada sífilis congênita) e pode causar aborto, má formação do feto ou morte do bebê no nascimento.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, o tratamento da sífilis congênita é fácil, desde que a mãe receba o diagnóstico precoce. “O acesso precoce à testagem é essencial ao tratamento, não só para o recém-nascido, mas também para a gestante durante o pré-natal". Nordeste é a região com a maior taxa, com 3,8 casos a cada mil nascidos vivos, seguido do Sudeste, com índice de 3,6 casos. Em 2011, o Centro-Oeste apresentou a menor incidência da doença - com 1,8 por mil crianças nascidas vivas.

É recomendado a gestante fazer o teste na primeira consulta do pré-natal, no terceiro trimestre da gestação e no momento do parto. A grávida com a doença deve ter cuidado especial durante o parto para evitar sequelas ao bebê, como cegueira, surdez e deficiência mental. Com o objetivo de reduzir os casos de sífilis até 2015, o governo federal ampliou a distribuição de testes rápidos de sífilis no Programa Rede Cegonha, que atende gestantes. O resultado do exame sai em apenas 30 minutos, durante a consulta de pré-natal.

Até setembro deste ano, foram distribuídos 237 mil exames, número sete vezes maior do que todo o ano de 2011 (31,5 mil). Na avaliação de Jarbas Barbosa, o maior desafio para interromper a transmissão da sífilis é tratar também o parceiro das mulheres, já que se trata de uma doença sexualmente transmissível. “Os homens resistem mais em cuidar da saúde, fato que acaba causando impacto na família. É que a parceira pode ser reinfectada, mesmo que a mulher tome corretamente a medicação,” explicou.

No Dia Nacional do Combate à Sífilis, celebrado no dia 20 de outubro, o governo federal anunciou investimento de cerca de R$ 172 milhões para a compra de testes rápidos e preservativos masculinos e femininos.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Diabete e hipertensão, uma combinação fatal

Matéria do Jornal Gazeta do Povo

Cresce o número de idosos que têm simultaneamente as duas doenças que mais atingem quem já passou dos 60 anos: a hipertensão e o diabete do tipo 2. De acordo com estatísticas do Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) do Mi­nistério da Saúde, 21,6% dos brasileiros nessa faixa etária têm diabete, e 59,7% têm hipertensão. Quando se analisam os dados de quem tem as duas doenças, o porcentual costuma atingir mais de 30% dessa população.

Esse fenômeno – hipertensão e diabete juntas – é típico de duas situações muito conhecidas dos brasileiros: o envelhecimento da população (já são 14 milhões de idosos no país) e o sedentarismo (49,2% dos brasileiros são inativos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde). No primeiro caso, o passar dos anos gera um impacto sobre o corpo, que já não tem a capacidade de se recuperar tão bem das agressões ambientais. O resultado é uma falência progressiva de órgãos e tecidos.

Com isso, surgem doenças como a arteriosclerose senil (alterações das fibras elásticas da artéria, que geram a atrofia das células musculares e sua substituição por um tecido fibroso e enrijecido) e a perda da capacidade do pâncreas de produzir a insulina, hormônio que reduz o nível de glicose no sangue. São processos inevitáveis, embora também dependam da genética, da alimentação e dos hábitos de vida.

O sedentarismo tem papel tão ou mais importante para o surgimento dessas doenças, que já são consideradas uma epidemia pela OMS. No caso do diabete do tipo 2, a falta de atividade física tem papel-chave, uma vez que o ganho de peso e a obesidade estão relacionados à doença, em especial a gordura central, que se localiza na barriga. O tecido gorduroso produz substâncias que são capazes de destruir as células pancreáticas que produzem insulina.

De acordo com a endocri­nologista do Hospital Nossa Senhora das Graças de Cu­ri­tiba Luciana Pechmann, com exercícios físicos, o músculo responsável por captar a glicose do sangue e transformá-la em energia para suas células também se fortalece e minimiza os efeitos do envelhecimento. “A atividade física dá força a esse músculo para trabalhar e retirar o açúcar do sangue, evitando o aparecimento da diabete.”

A diabete, uma vez instalada, pode causar a hipertensão. Por ser uma doença do metabolismo, a diabete causa o aumento do nível de colesterol ruim (LDL), até pelo ganho de peso associado. “Ao ser oxidado, o LDL é capturado pela parede das artérias e, após ser digerido pelas células, gera arteriosclerose, que é uma ferrugem do tecido biológico, causando a hipertensão”, esclarece o cardiologista do Hospital Costantini, em Curitiba, Everton Dombeck.

Tal binômio, de acordo com os especialistas, é causador da maioria dos casos de enfarte do miocárdio e AVC (acidente vascular cerebral), o que exige mudança de hábitos. O primeiro mandamento é se exercitar, preferencialmente com atividades aeróbicas, que aumentam a oxigenação, além de abandonar as dietas calóricas e gordurosas e o fumo.

Leia mais no portal da  Gazeta do Povo

Maurício de Sousa lança gibi com personagens soropositivos

Maurício de Sousa lançou em setembro seu primeiro gibi com personagens que têm o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Por meio de Igor e Vitória, o criador da Turma da Mônica vai abordar questões como forma de contágio, o que é o vírus, como viver com crianças soropositivas e o impacto social da síndrome.

A ideia dos personagens foi da ONG Amigos da Vida, que atua na prevenção e combate ao HIV/aids. Christiano Ramos, presidente da ONG, diz que o trabalho resolve um problema existente nas mídias voltadas para crianças. "O Maurício tem uma linguagem bem acessível, bem leve. Ele vem fazer um papel inédito, que é trabalhar a aids com muita leveza, tranquilidade e naturalidade para as crianças", disse.

Não é a primeira vez que o autor utiliza personagens de seus quadrinhos para levar informação e conscientizar seus leitores. Humberto, que é mudo, Dorinha, que não enxerga, e Luca, que não anda, mostraram que crianças com restrições físicas são crianças normais e devem ser tratadas como tal.

"Vamos usar a credibilidade da Turma da Mônica e nossa técnica de comunicação para espantar esse preconceito, principalmente do adulto, que muitas vezes sugerem medo à criançada. Vamos mostrar que a criança pode ter uma vida normal, com a pequena diferença de ter de tomar remédio a tal hora e, caso venha a se ferir, tem que ter alguém cuidando do ferimento. Fora isso, é uma vida normal", diz Maurício.

O autor diz que Igor e Vitória podem vir a fazer parte do elenco permanente da Turma da Mônica, não necessariamente citando o fato de eles serem soropositivos. Ele explica que o gibi é também voltado para os pais. "É uma revista única no mundo. E também é voltada para os pais. Criança não tem preconceito, são os pais que inoculam", diz.

Cláudia Renata, que é professora, levou seus filhos Maria Teresa e Lourenço para o lançamento. Ela diz que os filhos, antes de lerem o gibi, perguntaram quem eram aqueles novos amiguinhos. Para Lourenço, de 5 anos, são crianças normais. "Eles têm uma doença e têm que tomar um remédio. Só isso."

No gibi, Igor e Vitória, que aparecem ao lado dos personagens da Turma da Mônica, têm habilidades com esportes e levam uma vida saudável. A professora na história é quem explica que eles precisam tomar alguns remédios e que, no caso de se machucarem, um adulto deve ser chamado para tomar os cuidados adequados.

São 30 mil exemplares do gibi, que serão distribuídos gratuitamente nas brinquedotecas do Distrito Federal, na pediatria dos hospitais da Rede Amil (um dos patrocinadores do projeto) e nos hospitais públicos do governo do Distrito Federal.

O objetivo da ONG Amigos da Vida é que em 2012 as histórias de Igor e Vitória cheguem também a São Paulo, ao Rio de Janeiro, a Porto Alegre, a Curitiba, a Salvador e ao Recife.

Fonte e foto: Gazeta do Povo

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Plano de previdência exclusivo para Médicos!


Programa Medicina & Saúde de hoje traz informações obre oftalmologia

O Programa de TV Medicina & Saúde de hoje irá tratar da oftalmologia. A a entrevistada será a Dra. Tania Schaefer e o programa vai falar sobre modos para ver o mundo melhor;
tecnologia e inovação.

O programa é uma iniciativa do SIMEPAR e vai ar todas as quintas-feiras, às 21:30 h, pelo canal CWB TV, que é uma emissora comunitária transmitida pela NET no canal 05 e pela TVA no canal 72.

Para assistir aos programa anteriores, clique aqui. 

Homenagem aos médicos e médicas

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Neste dia do médico, um balanço das condições de trabalho e de vida desses profissionais

No dia 18 de outubro comemoramos o dia do médico. A data surgiu por ser o dia consagrado a São Lucas, o santo patrono dos médicos na Igreja Católica. Mas, para além das crenças religiosas, e da noção de “sacerdócio” na profissão, os médicos são profissionais que em sua maioria trabalham demais, em condições longe das ideais, sob forte pressão e sem a atenção devida às suas próprias necessidades.

Na saúde pública não é novidade que há dificuldades, que os hospitais são precários, que faltam leitos, faltam medicamentos, entre outros problemas. Mas a falta de médicos é sempre o mais grave, o mais noticiado, o mais sentido pela população. O pior é que nos casos de fatalidade, não é raro que a culpa recaia sobre o médico. É mais ou menos assim: está tudo precário, quase ninguém aceita mais trabalhar em determinado serviço e a culpa recai sobre o médico, muitas vezes o único que lá está tentando cumprir sua função da melhor maneira possível; quando os gestores públicos são os verdadeiros responsáveis.

Não bastassem as condições de trabalho precárias, a terceirização campeia na saúde pública, colocando a contratação de médicos em condições cada vez mais temerosas. Muitas vezes sequer há contrato. Em outras, os médicos são convidados a se tornarem sócios das “organizações sociais” para as quais prestam serviço. Não são raros os relatos de médicos que recebem diretamente em conta corrente sem quaisquer comprovantes ou nem chegam a receber e não sabem nem de quem ou para quem reclamar.

Nos planos de saúde, a situação não é diferente. As operadoras há anos não reajustam os honorários inviabilizando a manutenção de consultórios. Ignoram solenemente as normas emitidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar que obrigam a contratualização da prestação de serviços médicos sonegando direitos e prejudicando médicos e pacientes. Além disso, interferem no exercício da medicina glosando exames e procedimentos, interferindo no livre exercício da medicina.

Credibilidade em alta

Porém, a maioria dos brasileiros avalia o atendimento do último médico visitado como excelente ou muito bom (57%). Na rede pública de assistência, 50% dos pacientes consideraram o atendimento excelente ou muito bom. No grupo dos que consultam médicos credenciados a planos de saúde, 70% sustentam essa avaliação. Quando o atendimento é particular, o índice sobe para 73%.

Estes são os números indicados no relatório final de pesquisa realizada no Brasil pelo Ibope Inteligência entre agosto e setembro de 2011, em parceria com a Worldwide Independent Network Research (WIN).

Sobre a confiança, o médico está na terceira profissão com mais credibilidade no mundo (84%), atrás apenas dos bombeiros e carteiros – dados coletados de pesquisa realizada pelo instituto alemão GFK em 19 países. No Brasil, os médicos apontaram uma média ainda melhor: 87% dos brasileiros dizem confiar no seu médico. (Dados do CFM)

Os médicos não fogem à luta!

E dentro desse cenário é importante ressaltar que os médicos de todo o país nunca pararam de lutar. E não somente por melhores condições de trabalho e remuneração, mas principalmente por melhores condições de atendimento, tanto no SUS como através dos planos de saúde.

Através dos Sindicatos, Federações, Associações de Especialidades, Associações Médicas e Conselhos de Medicina, os médicos se organizam e defendem a saúde e a boa prática da medicina sem nunca renunciar aos princípios da ética médica e da dignidade humana, que devem nortear seu ofício.

Os médicos lutam por uma carreira de estado no SUS, similar a dos juízes e promotores, que fixe os profissionais no serviço público e leve mão de obra qualificada para os locais mais distantes do país, onde há freqüente dificuldade de contratação de médicos.

Os médicos também estão em campanha nacional por uma Lei de Iniciativa Popular que propõe o investimento de no mínimo 10% da receita corrente bruta da União na saúde pública. Estão sendo angariadas assinaturas em todo o país. Essa lei tem por objetivo superar o sub financiamento do SUS.

Os profissionais da medicina estão mobilizados também por melhores condições de trabalho e de remuneração junto aos planos de saúde. Estão suspendendo os atendimentos aos planos em diversos estados como forma de pressão por condições mais justas de trabalho e sem interferência no exercício da medicina.

Estes são só alguns exemplos da luta cotidiana dos médicos e médicas sempre em defesa da saúde e da medicina.

Retomada da Assembleia dos Médicos prestadores dos planos de saúde



Edital de Convocação

A Associação Médica do Paraná, o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRMPR) e o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (SIMEPAR), através dos respectivos presidentes, no uso de suas atribuições, reconvocam os médicos do Estado do Paraná para Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 23 de outubro de 2012, às dezoito horas em primeira convocação, às dezenove horas em segunda convocação e às vinte horas em terceira e última convocação, na sede da Associação Médica do Paraná - AMP, na Rua Cândido Xavier, 575 - Água Verde, Curitiba, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1 – Propostas de acordo apresentadas pelas operadoras de saúde suplementar;

2 – Análise das respostas aos ofícios enviadas pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná;

3 – Definição de prazos e datas para a paralisação do atendimento às operadoras com as quais a categoria profissional dos médicos não fechar acordo.

*** Solicitamos aos médicos que aguardem as decisões que serão tomadas nesta assembleia para realizar o reagendamento de consultas e procedimentos.

Curitiba, 15 de outubro de 2012.


João Carlos Gonçalves Baracho
Presidente da Associação Médica do Paraná

Alexandre Gustavo Bley
Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná

Mario Antonio Ferrari
Presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná

Município de Ponta Grossa é condenado a pagar contribuição sindical em favor do SIMEPAR

Está em vias de ser julgado junto ao TRT-PR o recurso interposto pelo Município de Ponta Grossa contra a sentença que o condenou a pagar contribuições sindicais ao Sindicato dos Médicos do Paraná.

A sentença de primeiro grau, favorável ao Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná, pautou-se em entendimento do próprio Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, que em casos anteriores já havia decidido: “o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná é o representante da categoria profissional diferenciada dos médicos, independentemente da personalidade jurídica do empregador, seja ele público ou privado. Acolho a insurgência para declarar que o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná é o legítimo representante dos médicos empregados no Município de Ponta Grossa” (TRT-PR 509-2009-678).

Segundo a assessoria jurídica do Sindicato, “a contribuição sindical possui natureza tributária e o Sindicato dos Médicos, representa toda a categoria, independentemente da atividade preponderante do empregador, o que lhe garante o direito ao recebimento das contribuições sindicais respectivas, estando devidamente legitimado à cobrança, independentemente da filiação sindical” (escritório Zornig, Andrade & Advogados Associados).

O Município de Ponta Grossa foi condenado, assim, ao pagamento das contribuições sindicais, no importe de um dia de trabalho de cada trabalhador médico que possua junto à Administração Pública daquele município. A perspectiva é de que a sentença seja mantida.

O Presidente do Sindicato dos Médicos, Dr. Mario Ferrari, ressaltou a importância da decisão para conscientização dos administradores públicos quanto à obrigatoriedade de desconto e recolhimento da contribuição em favor da correta entidade sindical, em atenção às regras legais específicas aplicáveis à matéria.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Universidade do SUS oferece cursos a distância sobre tuberculose e dengue

Da Agência Brasil

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) está oferecendo cursos autoinstrucionais, gratuitos e a distância aos profissionais da área da saúde. Programas de especialização, aperfeiçoamento, extensão e atualização aos trabalhadores do SUS também estão disponíveis na plataforma. No momento, estão sendo oferecidos dois cursos de autoaprendizagem que irão abordar o controle de tuberculose e o manejo clínico de pacientes com dengue.

Profissionais de 16 áreas da saúde poderão fazer os cursos, entre eles enfermeiros, médicos clínicos, veterinários, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais e biólogos. Para que esses profissionais tenham acesso às aulas, eles devem estar registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). Caso não estejam cadastrados, podem acessar os cursos como visitantes.

Para participar das aulas, o profissional deve se cadastrar na Plataforma Arouca, sistema que viabiliza o acesso aos recursos da Una-SUS, e depois seguir o passo a passo para a realização da matrícula. O curso disponibiliza certificado online para os que cumprirem os requisitos de conclusão. O trabalhador que realizou a atividade como visitante não recebe certificado.

Para a inscrição, geralmente é exigido apenas vínculo com o SUS, porém, outros requisitos podem ser cobrados, como área de atuação, nível acadêmico e localidade - pois alguns cursos podem estar disponíveis apenas em determinada região ou estado. Antes de se inscrever, é importante que o interessado leia detalhadamente o edital de convocação para verificar se há compatibilidade com o perfil exigido.

O sistema Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) foi criado pelo Ministério da Saúde em parceria com estados, municípios, instituições públicas de ensino superior e organismos internacionais com a finalidade de atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do SUS, por meio do desenvolvimento da modalidade de educação a distância na área da saúde.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Diretor da FENAM defende no Senado a autonomia sindical

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debateu na manhã desta segunda-feira (15) as alterações no prazo de duração dos mandatos sindicais e nos critérios para eleições nas organizações sindicais.

O assunto é abordado em projeto de lei do Senado ( PLS 252/2012 ) de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). Pela proposta, a duração dos mandatos sindicais é ampliada de três para quatro anos, com possibilidade de reeleição por um período subsequente. O projeto também barra a participação de parentes dos titulares de cargos sindicais na eleição seguinte.

A audiência foi convocada pelo presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS) relator da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O diretor de formação profissional e residência médica da FENAM, Antônio José Francisco Pereira de Santos, participou dos debates e defendeu a unicidade e a autonomia sindical.

"Defendemos que cada sindicato encontre a melhor forma de gestão," disse o dirigente.

Segundo ele, a atuação do Governo deveria ser anterior a criação de novos sindicatos. "Somos contra a ruptura da unicidade sindical, mas defendemos que o Governo crie regras para que novos sindicatos sejam criados para evitar o aparecimento de novas entidades sem critérios e fundamentos como temos visto recentemente," acentuou.

Também participaram da audiência o representante do Ministério do Trabalho e emprego, Mauro Rodrigues de Souza, o secretário nacional de organização da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Jacy Afonso; o secretário executivo da União Geral dos Trabalhadores (UGT), João Luiz Torres; e os presidentes da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, Jairo Santos Silva Carneiro; e da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação e Afins (CNTA), Arthur Bueno de Camargo.

Fonte: FENAM

População ainda tem pouco conhecimento sobre os sintomas do AVC, diz especialista

Da Agência Brasil

Apesar do acidente vascular cerebral (AVC) estar entre as principais causas de internação e morte no país, as pessoas ainda têm pouco conhecimento sobre os sintomas da doença e demoram na busca por atendimento hospitalar. A conclusão foi apresentada hoje (13) pelo neurologista João José Carvalho ao participar do 8° Congresso Mundial de AVC, em Brasília.

“As pessoas não estão educadas para prevenir e também para identificar rapidamente os sintomas do AVC. Há pouca informação sobre a doença”, explicou João José Carvalho que coordena a unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza e fez uma pesquisa sobre a doença em 19 hospitais da rede pública e privada de Fortaleza (CE).

Entre os sintomas do AVC estão alterações motoras, de fala, dormência e formigamento. A Organização Mundial de AVC (WSO) recomenda que diante de suspeita de um caso sejam feito alguns testes como pedir que a pessoa sorria e observar se o sorriso está torto. Em seguida, verificar se ela consegue levantar os dois braços e verificar se há alguma diferença na fala, se está arrastada ou enrolada.

A hipertensão foi identificada no estudo do neurologista João José Carvalho como o principal fator de risco comum às pessoas que sofreram AVC no universo pesquisado. O diabetes, o histórico familiar e o fumo também apareceram como elementos de risco importantes.

A Associação Brasil de AVC sugere a adoção de um estilo de vida saudável para diminuir o risco de um primeiro AVC ou de um evento recorrente. Dados da associação apontam que, em cinco anos, a recorrência da doença pode chegar a 24% em mulheres e 42% em homens.

Entre as medidas de prevenção sugeridas está o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e do consumo de álcool. Recomenda-se também parar de fumar, fazer atividade física regularmente e consumir alimentos com baixo teor de sal e gordura.

Dados do Ministério da Saúde apontam que o AVC está entre as principais causas de morte no país e, em 2010, mais de 33 mil pessoas morreram em decorrência da doença na faixa etária até 70 anos.

Durante o 8° Congresso Mundial de AVC, que começou no último dia 10 e termina hoje, foram discutidas causas, ações de prevenção e apresentados estudos e pesquisas sobre a doença feitos em todo o mundo.

Médicos suspendem atendimento a planos de saúde em mais quatro estados

Da Agência Brasil

Médicos no Amazonas, no Rio Grande do Sul, em Rondônia, em Santa Catarina e no Tocantins suspendem, a partir de hoje (15), o atendimento a pacientes de planos de saúde. Em oito estados, também há paralisações – no Acre, na Bahia, no Maranhão, em Mato Grosso do Sul, em Minas Gerais, no Pará, em São Paulo e em Sergipe.

Esta é a quarta suspensão anunciada pela categoria em dois anos. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), durante o movimento, não serão realizadas consultas e cirurgias eletivas. Segundo o órgão, os pacientes foram informados previamente sobre a paralisação e terão que remarcar o atendimento. Serviços de urgência e emergência não serão afetados.

Além do reajuste de honorários de consultas e de outros procedimentos, a pauta de reivindicações inclui a inserção, em contrato, de critérios de reajuste, com índices definidos e periodicidade e o fim da intervenção dos planos na relação médico-paciente.

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indicam que, entre 2003 e 2011, a receita das operadoras cresceu 192%, enquanto o valor médio pago por consulta aumentou 65%. Cálculos da própria categoria, entretanto, indicam que houve reajuste de 50%.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Luta do piso e contra a EBSERH serão próximas ações do jurídico da FENAM

A luta pelo piso FENAM, a recuperação da gratificação dos médicos e uma medida judicial contra à EBSERH foram alguns destaques da reunião do setor jurídico da FENAM, nesta quinta-feira (04). O presidente da entidade, Geraldo Ferreira, o assessor parlamentar Napoleão Puente Salles, o advogado Luís Felipe Buaiz e o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, Jorge Darze, debateram as melhores formas de defender o trabalho médico e a saúde pública.

FENAM entrará com uma ação judicial junto ao Supremo na luta pelo piso

Por manobras do governo, projetos de lei que dispõem sobre o salário dos médicos estão com a tramitação parada há aproximadamente três anos. Desde 2009, o PL 3734/2008 aguarda parecer na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e o PLS 140/2009 está pronto para ser incluído na ordem do dia. Devido à morosidade do Legislativo, a FENAM entrará com ação judicial junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para agilizar o trâmite das matérias e lutar pelo piso defendido pela entidade médica.

FENAM se associará à Fasubra e Andes contra a EBSERH

A FENAM vai buscar uma providência judicial diante da implementação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Juntamente com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) e o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN, a entidade médica quer defender a sociedade do que confronta os princípios constitucionais que norteiam a saúde pública. Resultante do processo de terceirização, a empresa é criticada por várias razões, principalmente devido à precarização e baixa qualidade nos serviços prestados à população.

FENAM elabora emenda para resgatar as gratificações dos médicos

Para recuperar o valor da gratificação dos médicos (GDM), já que não sofreram o mesmo aumento que os outros servidores públicos, uma minuta foi elaborada pela FENAM e será apresentada ao relator do PL 4369/2012, deputado Sebastião Bala Rocha (PDT-AP). A proposição trata da remuneração e reajuste de Planos de Cargos, Carreiras e Planos Especiais de Cargos do Poder Executivo federal.

Jurídico consegue a suspensão do ponto eletrônico no DF

Estava prevista a implantação do ponto eletrônico para o dia primeiro de outubro e o Sindicato dos Médicos do Distrito Federal entrou com um mandado de segurança para que fosse preservado o direito da folha de ponto e conseguiu a suspensão do sistema eletrônico por 30 dias. Um mês seria o tempo razoável para que os profissionais fossem devidamente organizados e orientados para o novo modelo e não comprometesse o atendimento dos pacientes. O médico não está isento de ir ao trabalho e comprovar sua presença, porque ele pode optar pela folha.

EC 45

Com a promulgação da emenda constitucional nº 45, a qual modifica a estrutura do Poder Judiciário, há uma nova maneira de discutir os conflitos das relações de trabalho. Os sindicatos são aconselhados pela FENAM a assumir as negociações, procurando o Ministério Público de cada estado.

Fonte: FENAM

Médicos suspendem atendimento a planos de saúde em dez estados

Da Agência Brasil

Médicos do Acre, da Bahia, do Maranhão, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, do Pará, do Piauí, do Rio Grande do Norte, de São Paulo e de Sergipe suspendem a partir do dia 10 o atendimento a pacientes de planos de saúde. A paralisação, em alguns casos, pode durar até 15 dias.

Esta é a quarta suspensão anunciada pela categoria em dois anos. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), durante o período, não serão realizadas consultas e cirurgias eletivas. Segundo o conselho, os pacientes foram informados previamente sobre a paralisação e terão que remarcar o atendimento. Serviços de urgência e emergência não serão afetados pelo movimento.

Além do reajuste de honorários de consultas e de outros procedimentos, a pauta de reivindicações inclui a inserção, em contrato, dos critérios de reajuste, com índices definidos e periodicidade e o fim da intervenção dos planos na relação médico-paciente.

Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) indicam que, entre 2003 e 2011, a receita das operadoras cresceu 192%, enquanto o valor médio pago por consulta aumentou 65%. Cálculos da própria categoria, entretanto, indicam que houve reajuste de 50%.

Futuro da oftalmologia é o “olho biônico”, diz professor

Da Agência Brasil

O Brasil tem 16 mil oftalmologistas e em matéria de tecnologia nessa especialidade só perde para o Canadá e os Estados Unidos, de acordo com o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Marco Antônio Rey Faria. Segundo ele, que é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, nos últimos 18 anos a qualidade da oftalmologia e dos profissionais brasileiros melhorou muito, embora a situação da rede pública de saúde tenha piorado.

Com as novas drogas e técnicas cirúrgicas é possível controlar não apenas o glaucoma, como outras doenças graves que podem provocar a cegueira, entre as quais a retinopatia diabética, a degeneração macular e a catarata, “cuja cirurgia por meio de ultrassom é padrão ouro, atualmente”.

Em entrevista pelo Dia Mundial da Visão, comemorado hoje (11), o presidente do CBO prevê que a grande novidade será o olho biônico, que poderá devolver a visão a quem perdeu totalmente a capacidade de enxergar. Ele acredita que a tecnologia se tornará rotineira “no máximo em 20 anos”, de acordo com o avanço das pesquisas feitas atualmente.

O olho biônico utiliza uma câmera de vídeo para enviar ao cérebro as imagens captadas por eletrodos que o paciente pode ter instalados até na língua. Uma experiência recente, realizada na Austrália, comprova a afirmação do Dr. Rey de Faria.

O Bionic Vision Australia (BVA), consórcio financiado pelo governo, implantou o "protótipo preliminar" de um olho robótico em uma mulher com perda hereditária da visão provocada por retinite pigmentosa degenerativa, um tipo de degeneração da retina que leva à perda da visão e não tem cura.

Descrito como um "olho pré-biônico", o minúsculo aparelho com 24 eletrodos foi colocado sobre a retina de Dianne Ashworth e enviou impulsos elétricos para estimular as células nervosas de seus olhos. Ela descreveu a assim a experiência: “Eu não sabia o que esperar, mas de repente consegui ver um pequeno clarão. A cada estímulo, surgia uma forma diferente diante dos meus olhos".

Penny Allen, o cirurgião que implantou o aparelho, descreveu-o como o primeiro do mundo. O dispositivo de Ashworth só funciona quando está conectado dentro do laboratório e o presidente do BVA, David Penington, disse que seria usado para explorar como as imagens são "construídas" pelo cérebro e pelo olho.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Paralisação dos médicos está suspensa até 24 de outubro

Após o pronunciamento do deputado Leonaldo Paranhos em plenário nesta tarde, a Assembleia Legislativa do Paraná firmou um compromisso com os médicos de mediar a negociação com os planos de saúde.

Dessa forma, conforme decidido na assembleia geral dos médicos segunda-feira, o movimento de suspensão do atendimento está cancelado até o dia 24 de outubro. As operadoras deverão avançar nas negociações dentro desse período de 15 dias; caso contrário, o movimento de suspensão será retomado.

Em seu pronunciamento, o deputado Leonaldo Paranhos defendeu de forma veemente os médicos, citando os altos lucros das operadoras, comparando-as com as empresas de telefonia que vendem muitos planos, mas não conseguem prestar um bom serviço. Paranhos afirmou que, após estudar a questão, concluiu que as operadoras tratam os médicos como “escravos” e que eles têm todo o direito de protestar.

Os principais pontos da pauta de reivindicações dos médicos são:


* reajuste dos honorários de consultas e outros procedimentos, tendo como referência a CBHPM;

* inserção de critérios de reajuste, com índices e periodicidade definidos por meio de negociação coletiva, nos contratos;

* inserção de critérios de descredenciamento nos contratos;

* resposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio de normativa, à proposta de contratualização, encaminhada pelas entidades médicas;

* fim da intervenção antiética na autonomia da relação médico-paciente.

Médicos do Paraná devem suspender atendimento a planos de saúde a partir de segunda-feira

Os médicos se reuniram em assembleia na AMP na noite desta segunda-feira.
A classe médica paranaense está em estado de assembleia permanente e pode suspender o atendimento a todos os planos de saúde (exceto os dois que já negociaram com a classe, Fundação Copel e Sanepar, e a cooperativa médica, Unimed) por 10 dias a partir de segunda-feira caso não haja, em 72 horas, avanços nas negociações com as entidades que representam as operadoras no Estado. Essa foi a decisão tirada da assembleia geral da categoria, que reuniu centenas de profissionais na sede da Associação Médica do Paraná, na noite de segunda-feira.

Todas as operadoras estão sendo comunicadas da decisão da assembleia na manhã desta terça-feira e, vencido o prazo legal de 72 horas do aviso, os médicos deflagrarão o movimento.

Entre os avanços esperados nas próximas horas está a possibilidade de uma intermediação da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Paraná nas negociações com as operadoras para o reajuste do valor de consultas e procedimentos e a adequação dos contratos às normas do Código Civil e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Na última sexta-feira, as entidades que representam a classe médica (Associação Médica do Paraná, Conselho Regional de Medicina do Paraná e Sindicado dos Médicos no Estado do Paraná) receberam carta assinada pelo presidente da Comissão, deputado Leonaldo Paranhos, pedindo para que os médicos reconsiderassem a manifestação, dando um voto de confiança ao trabalho da comissão, que já ouviu os médicos, as operadoras, a ANS e os órgãos de defesa do consumidor e estaria finalizando uma proposta de acordo que atenderia às reivindicações da classe.

Diante desta carta, os médicos deliberam que, caso a Comissão de Defesa do Consumidor assuma o compromisso de, em caso de insucesso na proposta de acordo, reconhecer a legitimidade do movimento, que ocorreria apenas após serem esgotadas todas as possibilidades de negociação, a classe médica suspenderia a paralisação pelo tempo necessário (não mais que 15 dias) para a conclusão dos trabalhos. Realizando a paralisação, na hipótese de não homologação do acordo, entre os dias 23 de outubro e 6 de novembro.

Fonte: AMP

Comissão da ALEP promete diálogo antes de greve dos médicos

Matéria do Portal Paraná On Line

Médicos que atendem por planos de saúde farão uma série de protestos em todo o País, a partir de amanhã, para reivindicar maior repasse pelos procedimentos e formalização de contratos. Em Curitiba, em assembleia ontem à noite, os profissionais decidiram aguardar a definição da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa, que se comprometeu a intermediar as negociações entre as entidades médicas e as empresas de planos de saúde. Isso deve acontecer no início da tarde de hoje, no entanto, de acordo com a assessoria do Simepar (Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná), caso isso não aconteça, não está descartada a paralisação por 15 dias a partir de segunda-feira.
Notícias Relacionadas

A mobilização vai atingir todos os estados e tem apoio de entidades da classe médica. “Caso a paralisação aconteça, deve atingir boa parte dos planos. Somente dois convênios negociaram até agora”, explica Mário Ferrari, presidente do Simepar. Ele ressalta que a paralisação não significa parar de atender os pacientes. Neste período, a cobrança das consultas e procedimentos eletivos deve ser feita diretamente do paciente, que receberá recibo para solicitar reembolso da operadora. Atendimentos de urgência e emergência serão mantidos sem alterações.

Reivindicações

Entre os problemas os médicos relacionam a informalidade das relações entre os profissionais e as operadoras de planos de saúde. De acordo com Ferrari, os planos citam os médicos como integrantes da rede de atendimento, mas os contratos entre as partes não são formalizados. A categoria ainda reivindica maior valor para consultas e procedimentos; índices e periodicidade de reajuste; critérios para descredenciamento; e fim da intervenção antiética na autonomia da relação médico-paciente

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Médicos do Paraná decidem em assembleia como será participação em movimento nacional contra planos de saúde

Assembleia será na segunda-feira, dia 08, na sede da Associação Médica do Paraná


Em assembleia geral que será realizada na noite de segunda-feira, 8, os médicos paranaenses deverão deliberar sobre como será a participação da classe no movimento nacional contra as operadoras de planos de saúde. A mobilização visa alertar sobre as irregularidades nos contratos, a ingerência na autonomia dos profissionais e a baixa remuneração por consultas e procedimentos praticada pelas empresas de saúde suplementar.

Previsto para ocorrer entre os dias 10 e 24 de outubro, o movimento endossado pela Associação Médica Brasileira, Conselho Federal de Medicina e Federação Nacional dos Médicos, delegou a cada estado a decisão sobre a forma de participação no protesto, que prevê a suspensão, por tempo determinado de no máximo 15 dias, do atendimento por guias de planos de saúde.

Na assembleia, marcada para as 20h, em terceira convocação (a primeira é às 18h), na sede da Associação Médica do Paraná, os médicos do estado deliberarão sobre a pauta de reivindicações dos profissionais prestadores de serviços, a ser encaminhada aos planos de saúde, e sobre o tempo de suspensão do atendimento no estado, conforme carta aberta à população publicada há um mês nos meios de comunicação.

A pauta de reivindicações do movimento nacional pela valorização do médico tem em destaque:

* reajuste dos honorários de consultas e outros procedimentos, tendo como referência a CBHPM;

* inserção de critérios de reajuste, com índices e periodicidade definidos por meio de negociação coletiva, nos contratos;

* inserção de critérios de descredenciamento nos contratos;

* resposta da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio de normativa, à proposta de contratualização, encaminhada pelas entidades médicas;

* fim da intervenção antiética na autonomia da relação médico-paciente.

Leia o edital de convcação, clique aqui.

Confira as propostas da área da saúde dos candidatos a Prefeito de Curitiba

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (SIMEPAR) elaborou o documento “Em defesa da Saúde e do direito à Vida”, que consiste na pauta dos médicos para a administração pública municipal de Curitiba. O documento foi protocolado junto aos candidatos e suas respectivas assessorias.

O candidato Gustavo Fruet enviou como resposta suas propostas da área, algumas das quais vem de encontro à pauta dos médicos, como: “Implantar centros de especialidades médicas para expansão das consultas e exames especializados para diminuir as longas filas e tempo de espera existente atualmente em diversas especialidades médicas. Dar prioridade para atenção básica e preventiva. Garantir a acessibilidade com segurança e autonomia nos espaços, nos mobiliários e nos equipamentos urbanos, gerando menor risco de acidentes Valorizar e aperfeiçoar os Planos de cargos e salários dos servidores públicos da área da saúde com permanente capacitação. Fortalecer a gestão democrática e participativa da Saúde, garantindo a articulação com a sociedade civil, fortalecendo os conselhos de saúde (Conselho Municipal e Conselhos Locais).”

Na oportunidade em que o documento do SIMEPAR foi protocolado em mão diretamente ao candidato pelo diretor do SIMEPAR, Dr. José Valêncio Maciel de Almeida, Fruet leu e afirmou que concordava com todos os pontos e que se comprometia a debater com o SIMEPAR o atendimento das reivindicações.

O Candidato Ratinho Jr. se comprometeu com alguns pontos e os incorporou em seu programa como “Ampliação e organização do acesso, monitoramento e melhoria da qualidade da assistência de média e alta complexidade nos âmbitos ambulatorial e hospitalar. Ampliação do número de leitos hospitalares de modo a atender a demanda de usuários do Sistema Único de Saúde; Desenvolver a Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente. Promover as ações de incentivo ao aleitamento materno. Ampliar as ações do Comitê Municipal de Mortalidade Infantil. Ampliar as ações do Programa de Crescimento e Desenvolvimento; e Implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos para Médicos – PCCV da FENAM, no âmbito da administração pública desse município.”

Os demais candidatos não responderam ao SIMEPAR, mas analisamos os planos de governo. Apesar de contarem com poucas propostas relativas diretamente aos médicos, vale ressaltar alguns pontos.

A candidata Alzimara Bacellar propõe: “Fortalecer a luta pela ampliação dos recursos federais para a Saúde. Participar ativamente da implantação em Curitiba do Programa de atendimento domiciliar “Melhor em Casa“ do governo federal. Apoiar a ampliação das experiências de Atendimento Domiciliar com vistas a facilitar a vida das pessoas, na maioria idosas, que são acometidas de doenças graves e têm dificuldades de locomoção. Apoiar o fortalecimento do Programa de Saúde da Família, para atingir 100% de cobertura na cidade. Apoiar projeto de iniciativa popular exigindo que no mínimo 10% do orçamento da União sejam destinados para a Saúde Pública.”

O candidato Avanilson tem extensa proposta na área da saúde. Cabe ressaltar: “Investir 20% de orçamento exclusivamente na saúde pública de Curitiba; Saúde é direito de todos e dever do Estado! Pelo acesso universal e de qualidade à saúde! Exigimos um sistema de saúde público, exclusivamente estatal, sob o controle dos trabalhadores, gratuito e de qualidade para todos. Pela efetivação dos princípios do SUS; Controle popular sobre a gestão e os gastos, com fim das privatizações! Nenhuma verba pública para os hospitais privados ou filantrópicos; Pela construção e implementação do plano de cargos e salários do SUS, com financiamento tripartite! Por uma saúde pública, estatal e laica! Pela legalização e regulamentação do aborto. Redução da jornada de trabalho! Carga horária de no máximo 30 horas semanais, sem redução de salário para todos os trabalhadores do setor saúde!”

No programa do Candidato Bruno Meirinho protocolado no TER não há propostas específicas para saúde. No site do candidato, constam algumas propostas. Cabe ressaltar: “Sem privatizações nem terceirizações. Saúde preventiva, com o fim das filas e da falta de profissionais nos postos de saúde.”

O Candidato Luciano Ducci, na área da saúde, inclui o seguinte texto em seu programa protocolado no TER: “Promover a adoção de estilos de vida saudáveis para diminuir a prevalência de fatores predisponentes e causais de doenças e melhorar os níveis de saúde da população. Prevenir a ocorrência de agravos, danos e riscos à saúde da população e o diagnóstico precoce de doenças crônico degenerativas, diminuindo a mortalidade infantil, a mortalidade materna, o número de mortes evitáveis e os anos potenciais de vida perdidos por causas externas. Melhorar as condições de assistência à saúde da população ampliando as ações, com qualidade, em todos os níveis de atenção, gerando aumento da satisfação dos usuários com os serviços.”

O Candidato Rafael Greca, entre suas propostas, inclui: “Pacto Municipal da Saúde: inclusão de cem por cento da demanda no serviço público curitibano de saúde. Cartão Saúde Cidadão. Programa Saúde da Família para toda a cidade.”

Assembléia dos Médicos Prestadores dos Planos de Saúde



EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

A Associação Médica do Paraná (AMP), o Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRMPR) e o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (SIMEPAR), através dos respectivos presidentes, no uso de suas atribuições, convocam os médicos do Estado do Paraná para Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no dia 08 de outubro de 2012, às dezoito horas em primeira convocação, às dezenove horas em segunda convocação e às vinte horas em terceira e última convocação, na sede da Associação Médica do Paraná - AMP, na Rua Cândido Xavier, 575 - Água Verde, Curitiba, para deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

1. Discussão e deliberação sobre pauta de reivindicações dos médicos prestadores a ser encaminhada aos Planos de Saúde;

2. Discussão e deliberação sobre a suspensão no atendimento de consultas e procedimentos médicos e outras condutas;

Curitiba, 04 de outubro de 2012.

João Carlos Gonçalves Baracho
Presidente da Associação Médica do Paraná

Alexandre Gustavo Bley
Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná

Mario Antonio Ferrari
Presidente do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná

terça-feira, 2 de outubro de 2012

ANS suspende venda de 301 planos de saúde em todo o país

Da Agência Brasil

A partir da próxima sexta-feira (5), 301 planos de saúde administrados por 38 operadoras estarão proibidos de serem comercializados em todo o Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a venda dos planos ficará suspensa até que as empresas se adequem à Resolução 259, que determina prazos máximos para a marcação de consultas, exames e cirurgias.

Levantamento do órgão indica que, entre julho e setembro deste ano, foram registradas mais de 10 mil reclamações por parte de usuários de planos de saúde referentes ao não cumprimento dos prazos estabelecidos.

Das 1.006 operadoras médico-hospitalares existentes no país, 241 receberam pelo menos uma queixa. Destas, 38 se encaixam na maior faixa de reprovação (nota 4), com indicador de reclamação 75% acima da média estipulada pela ANS.

Dados mostram ainda que, do total de planos punidos este mês, 80 vão receber a primeira suspensão, enquanto 221 já tiveram a comercialização suspensa na última avaliação, realizada em julho deste ano.

Prazos máximos de atendimento definidos pela ANS

Situações de urgência e emergência - Atendimento imediato.
Consultas com pediatras, clínicos, ginecologistas, obstetras e cirurgiões gerais - Atendimento em até 7 dias úteis.
Consultas com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas - Atendimento em até 10 dias.
Consultas nas demais especialidades - Atendimento em até 14 dias.

O diretor-presidente da ANS, Maurício Ceschin, lembrou que o beneficiário dos planos suspensos não terá o atendimento prejudicado. A estratégia da ANS, segundo ele, consiste em impedir as operadoras de vender os planos para novos segurados. “Os beneficiários que estão nesses planos continuam com atendimento sem nenhuma alteração, com seus direitos preservados”, reforçou.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lembrou que o período de suspensão imposto pela ANS permite que a operadora se organize e passe a garantir os prazos estabelecidos aos beneficiários.  Para ele, trata-se de uma medida de proteção ao cidadão e uma estratégia pedagógica em relação às operadoras.

“Pela primeira vez, se mexe nas regras de inclusão de novos planos, se mexe no bolso, na lucratividade”, disse. “A grande intenção do ministério em apoiar essa medida é criar um cultura e um ciclo permanente que garantirá o cumprimento de prazo a usuários de planos de saúde”, completou.

A lista completa dos 301 planos de saúde suspensos e de suas respectivas operadoras pode ser acessada no site da ANS. O órgão informou que, das 37 operadoras que tiveram planos com a venda suspensa em julho, oito já podem voltar a comercializar produtos.

De acordo com a legislação da ANS, as operadoras de planos de saúde que não cumprem os prazos máximos previstos estão sujeitas a multas de R$ 80 mil e de R$ 100 mil em casos de urgência e emergência.

Em caso de reincidência de descumprimento, as empresas podem sofrer medidas administrativas, como a suspensão da comercialização de parte ou da totalidade dos planos, e ter decretado o regime especial de direção técnica, que prevê a possibilidade de afastamento dos dirigentes.

Médicos escritores promovem Congresso em outubro

Médicos de todo o Brasil se reunirão de 11 a 13 de outubro, em Curitiba, para um congresso que as pessoas não estão acostumadas a ver. Eles fazem parte da Sobrames, Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Sim, eles são médicos que também exercem a profissão de escritores. Além dos brasileiros, representantes de vários estados, a organização do evento também aguarda a presença de médicos de Portugal e de Moçambique.

Para o presidente da regional paranaense e presidente do XXIV Congresso Nacional da Sobrames, Dr. Sérgio Augusto de Munhoz Pitaki, o evento é de extrema importância para estimular a leitura entre os profissionais. “Os médicos de hoje dedicam pouco tempo à leitura em geral ficando, na maioria das vezes, restritos às obras técnicas exigidas pela profissão”, comenta. Ela ressalta, ainda, que os subsídios encontrados na literatura podem auxiliar na compreensão do ser humano, característica tão necessária no exercício da Medicina.

O evento
O XXIV Congresso Sobrames será realizado entre os dias 11 e 13 de outubro em Curitiba, capital do estado do Paraná. A hospedagem será no Bourbon Convention Hotel, onde que foram feitos pacotes especiais para os participantes. Toda programação do Congresso foi pensada para melhor atender a todos os médicos e seus convidados. Crônicas, trovas e poesias terão seu grande e merecido espaço durante os três dias. “Para nós esse evento significa a consolidação de uma egrégora que se dedica ao estudo da literatura e confecção de obras literárias”, encerra o Dr. Pitaki.

Inscrições
Para participar basta acessar a página do evento e clicar em “Inscrições”. Lá será feito um cadastro e posteriormente a inscrição, com a escolha da forma de pagamento.

Lançamentos
Durante o Congresso serão lançadas as seguintes obras, de escritores médicos:

- A Vida de Pedrinho, escrito por José Ephisio Bigarelli
- Alere de Poesias, escrito por Sérgio Augusto de Munhoz Pitaki
- Olinda Abrasada – escrito por Waldênio Florêncio Porto, membro da Academia Pernambucana de Letras

Roberto Carneiro também lançará um novo livro, cujo título ainda não foi confirmado.
Além das obras citadas, será lançada também uma coletânea que reúne criações dos escritores da Sobrames, como contos e poesias.

História da Sobrames
A Sobrames teve sua origem em 23 de abril de 1965, sendo denominada, inicialmente de SBEM = Sociedade Brasileira de Escritores Médicos. Ela foi idealizada e criada pelo Dr. Eurico Branco Ribeiro, brilhante cirurgião em São Paulo e magnífico escritor, autor de diversos livros. A sede nacional da Sobrames é itinerante, de acordo com o estado em que o seu presidente é filiado. Seus membros sempre foram muito importantes na entidade, como por exemplo o presidente nacional Ruy Noronha de Miranda. Vale destacar, ainda, o X Congresso Nacional, que foi realizado em Curitiba em 1984, e os membros Moisés Paciornik, Iseu Costa e Ary de Christian, já falecidos.

Serviço:
XXIV Congresso Sobrames
Data: 11 a 13 de outubro de 2012.
Local: Hotel Bourbon, Curitiba-PR.
Inscrições: http://www.sobramescongresso2012.com.br.

Fonte: CRM PR

Pesquisa aponta novo rumo para criação de vacina contra a aids

Matéria do Jornal Gazeta do Povo.

A ciência está cada vez mais próxima de desenvolver uma vacina contra a aids. Testes realizados em cobaias mostraram ser possível bloquear o vírus HIV dentro do próprio organismo, evitando que a pessoa adoeça. O estudo, publicado no site da conceituada revista Nature, é liderado pelo pesquisador David Watkins, da Universidade de Miami (EUA), e conta com a participação de cientistas brasileiros da Fiocruz, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A pesquisa inova ao apontar um novo rumo no combate a aids. Até então, a maior parte dos estudos centrava esforços em produzir vacinas com a utilização de anticorpos.

O impulso para a pesquisa de Watkins partiu dos casos de pessoas que têm aids, mas não desenvolveram a doença, o que acontece com uma em cada 300 pessoas infectadas. Os pesquisadores acreditam que a resposta para essa “imunidade” está nas células T CD8, também conhecidas como células “matadoras”. São elas as encarregadas de eliminar do corpo vírus e outros invasores.

“São células com capacidade citotóxica, isto é, células que podem reconhecer células com alterações, como as células cancerosas ou infectadas com um vírus, por exemplo, e eliminá-las do organismo, matando-as”, explica Myrna Bonaldo, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus do IOC e uma das integrantes do grupo de Watkins.

A pesquisa utilizou compostos indutores de produção de células T CD8, a partir da vacina contra a febre amarela desenvolvida pelo IOC, que atua como uma plataforma na qual se introduz modificações genéticas que poderão imunizar contra outras doenças.

Os testes foram feitos em dois grupos de macacos Rhesus: um recebeu os compostos e outro não. Depois, todos foram inoculados com o vírus SIV, semelhante ao HIV, que causa aids em macacos, mas não no homem. Os que receberam os indutores de produção da T CD8 apresentaram importante redução na replicação do vírus.

“Nosso estudo aponta um novo caminho possível. É como se na rodovia do estudo de vacinas para a aids estivéssemos fixando uma placa nova”, explica Myrna.

Apesar das boas perspectivas, os pesquisadores evitam falar em uma vacina a curto prazo.

Outubro Rosa: Campanha alerta mulheres sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

Da Agência Brasil

O Ministério da Saúde lançou dia 1º de outubro a campanha que tem por objetivo alertar as mulheres para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A atriz Zezé Motta aparecerá na TV falando sobre a necessidade do exame de mamografia. Também serão publicados cartazes e veiculados jingles.

Durante o evento, no Ministério da Saúde, o ministro Alexandre Padilha agradeceu à atriz pelo seu engajamento à campanha que tem como tema Cuidar da Sua Saúde é um Gesto de Amor à Vida. Olhe e Sinta o que é Normal e o que Não É em Suas Mamas. “Quem agradece sou eu por participar de um ato de amor à vida”, disse Zezé Motta.

O ministério apresentou um balanço das mamografias feitas no país. Entre 2011 e 2012 houve um aumento de 16% na quantidade de exames feitos, passando de 1.839.411 para 2.139.238. Na faixa prioritária, que vai dos 50 aos 69 anos, o aumento foi 21%.

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lançou no mesmo evento o movimento nacional Outubro Rosa 2012 com o tema Todo Dia uma Vitória contra o Câncer de Mama. “O cuidado, acolhimento e engajamento das pacientes e de seus parentes na causa cor-de-rosa é o foco da campanha deste ano que ressalta o papel destas batalhadoras”, disse a presidente da Femama, a médica Maira Caleffi.

Por causa do Outubro Rosa, vários prédios públicos da capital federal, entre eles o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, estão, a partir de hoje, iluminados de rosa. A medida é para chamar a atenção das pessoas para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A Catedral de Brasília também recebeu a mesma iluminação.

Plano de Previdência Exclusivo para Médicos


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Transplantes de rim, coração e fígado crescem 77,14% no Paraná

O número de transplantes de coração, rim e fígado cresceu 77,14% no Paraná este ano (de janeiro a agosto), em relação ao mesmo período de 2011, com destaque para os transplantes de rim, que registraram crescimento de 100%. Os dados foram divulgados pela Central de Transplantes do Estado nesta quinta-feira (27), Dia Mundial da Doação de Órgãos.

De acordo com a Central de Transplantes, de janeiro a agosto foram realizados 256 transplantes, 40 apenas em agosto. Foram 168 transplantes de rim, 66 de fígado e 14 de coração, contra 84, 44 e 12, respectivamente, no mesmo período de 2011. Os demais transplantes foram de pâncreas.

No início do mês de setembro, 1.270 pessoas estavam na fila de transplantes no Paraná. Destas, 1.198 esperavam por um rim, 31 por um coração e 36 por um fígado. A fila de espera pelo transplante de córneas foi zerada com a realização de 727 transplantes este ano.

De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Arlene Badoch, o aumento se deve, em grande parte, à melhoria na captação e transporte dos órgãos, às constantes capacitações dos profissionais de saúde e ao trabalho desenvolvido pelas Comissões de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplantes. “As equipes estão descentralizadas e organizam a logística da procura de doadores na sua região de abrangência”, afirma.

As comissões atuam na busca ativa de potenciais doadores, trabalhando sempre em parceria com as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante.

As campanhas feitas pela Central também ajudam a ampliar os transplantes. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação e a seriedade que envolve todas as ações. “Mostramos que o transplante é um processo transparente, com critérios técnicos, gerenciado por órgão estadual e subordinado ao Sistema Nacional de Transplantes”, afirma a coordenadora. Hoje, no Estado, são 54 serviços credenciados para a realização de transplantes de órgãos e tecidos.

Outro fator que favoreceu o aumento do número de transplantes foi a agilidade das equipes na captação e no transporte dos órgãos. Aviões e helicópteros cedidos pelo Governo do Estado fizeram no ano passado 23 transportes de diversos órgãos. De janeiro a agosto de 2012 foram 53 transportes e a previsão é chegar a 80 até o fim do ano.

No Brasil, a autorização para a doação de órgãos é feita exclusivamente pela família do doador. Quem quiser ser doador de órgãos deve avisar a família.

Fonte: SESA