segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Paraná confirma mais 17 mortes por nova gripe

A Secretaria de Saúde do Paraná confirmou, nesta segunda-feira (31), mais 17 mortes causadas pela nova gripe. Ao todo foram registrados 195 óbitos no estado. No último relatório, divulgado pela Secretaria na sexta-feira (28), eram 178 mortes.

O Paraná, ainda de acordo com o levantamento, tem 4.931 casos confirmados. Outros 2.095 casos foram descartados. Dos óbitos registrados no estado, 44% das vítimas são homens e 56% são mulheres.

Distribuição de óbitos por regional de Saúde:

Regional de saúde - Nº Óbitos
1ª RS – Paranaguá - 4
2ª RS – Curitiba - 70
3ª RS – Ponta Grossa - 5
4ª RS – Irati - 3
5ª RS – Guarapuava - 2
6ª RS – União da Vitória - 2
7ª RS - Pato Branco - 7
8ª RS - Francisco Beltrão - 4
9ª RS – Foz do Iguaçu - 15
10ª RS – Cascavel - 15
11ª RS – Campo Mourão - 8
12ª RS – Umuarama - 2
13ª RS – Cianorte - 7
14ª RS – Paranavaí - 2
15ª RS – Maringá - 13
16ª RS – Apucarana - 4
17ª RS – Londrina - 10
18ª RS - Cornélio Procópio - 2
19ª RS – Jacarezinho - 7
20ª RS – Toledo - 10
21ª RS - Telêmaco Borba - 2
22ª RS – Ivaiporã - 1
Total - 195

Matéria do Site Jornale.

Lacen vai realizar o sequenciamento genético do vírus Influenza A (H1N1)

O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen) deverá ser o terceiro laboratório do País a fazer o sequenciamento genético do vírus Influenza A (H1N1). O objetivo deste tipo de estudo é entender o comportamento do vírus que circula no Paraná.

“O estudo servirá para ver se o vírus que circula em nosso meio adquiriu resistência ao antiviral e se apresenta maior virulência”, explicou o secretário da Saúde, Gilberto Martin.

A negociação para o início dos estudos está acontecendo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que já começou o processo. Além da Fiocruz, o Instituto Adolfo Lutz (SP) também está realizando o estudo genético do novo vírus. Os primeiros resultados deste estudo no Paraná poderão ser vistos nos próximos seis meses.

Matéria completa no Site da Agência Estadual de Notícias.

Promotoria pede providências para Jogos Abertos

Município de Manoel Ribas já tem 17 casos confirmados da gripe A

A Promotoria de Justiça da Comarca de Manoel Ribas enviou na sexta-feira (28) ofício aos prefeitos municipais de Manoel Ribas e Nova Tebas, solicitando que em 48 horas enviem estudos técnicos pormenorizados, realizados pela autoridade sanitária local, sobre a possibilidade da realização de eventos já agendados que impliquem em aglomeração de pessoas.

Matéria completa no Site Jornale.

Paraná reivindica produção de remédio contra Gripe A

O Paraná poderá começar a produzir o medicamento Tamiflu, utilizado no combate à gripe A (H1N1), também chamada de gripe suína. Ontem a Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou que protocolou no Ministério da Saúde pedido de autorização para realizar o procedimento. Caso o governo federal autorize, a produção inicial poderá ser de 20 mil cápsulas por dia a um custo inferior do praticado em um laboratório privado.

Segundo a UEM, foi colocado à disposição do Ministério da Saúde o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicamentos e Cosméticos (Lepemc), por meio de sua Unidade de Produção de Medicamentos.

Matéria completa no site Paraná On Line.

UEL retoma aulas depois de quase um mês de atividades suspensas

Aulas estavam suspensas desde o dia 3 de agosto, em razão da gripe A H1N1. Novo calendário prevê atividades acadêmicas até o dia 15 de janeiro de 2010.

Os 14 mil alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) voltam às aulas nesta segunda-feira (31). As atividades estavam suspensas em razão da gripe A H1N1 desde o dia 3 de agosto, quando os acadêmicos deveriam retornar das férias. Com quase um mês sem aulas, a Pró-Reitoria de Graduação elaborou um novo calendário que prevê atividades acadêmicas até o dia 15 de janeiro de 2010.

Matéria completa no Site da RPC.

Saúde do médico: Jaleco branco à beira do abismo

Profissionais que trabalham em UTIs são os mais suscetíveis à síndrome de Burnout, distúrbio que provoca esgotamento físico e mental e afeta o atendimento aos pacientes.

Vestido de jaleco branco, ele circula pelos leitos das unidades de terapia intensiva (UTIs) com aparência inabalável. Evita contato visual com os pacientes e colegas de trabalho, responde com frieza e, às vezes, apela para a ironia. É como se não quisesse se envolver com a dor alheia. Os que poucos colegas sabem é que esse profissional também está doente e precisa de cuidados. A rotina em ambientes estressantes somada à elevada carga de plantões fazem parte do perfil dos médicos mais vulneráveis à síndrome de Burnout. O termo, que surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 70 e pode ser traduzido como "queimar-se por dentro", serve para retratar uma doença que provoca, em escalas diferentes de gravidade, exaustão emocional, despersonalização (indiferença) e autoavaliação negativa associada a infelicidade.

Matéria completa no Site do Sindimed-MG, fonte: Correio Brasiliense.

Mais uma médica é agredida no Pará e FENAM pede providências ao governo federal

A Federação Nacional dos Médicos está mobilizando os sindicatos da categoria em todo o país no sentido de que promovam manifestações para conter a violência contra médicos nas agências do INSS e em outras unidades de saúde. Dirigentes da FENAM se reuniram com o ministro da Previdência, José Pimentel, em Brasília, nesta quarta-feira, 26/08, para pedir providëncias contra agressões como a que sofreu a médica perita paraense Simone Guilhon Zoghbi, que foi atacada e ameaçada por um segurado inconformado por ter sido encaminhado ao programa de reabilitação. Esta é a oitava agressão a médicos do INSS registrada no Pará desde janeiro deste ano, algumas com ameaça de morte.

Matéria completa no Site da FENAM.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Nova gripe está diminuindo no Hemisfério Sul

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o número de infecções pelo vírus da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, está caindo no Hemisfério Sul, à medida que o período de gripe sazonal se aproxima do fim. A entidade disse que o número de casos de gripe continua elevado na África do Sul e na Bolívia, e que muitos provavelmente são de gripe suína. No entanto, o porta-voz da OMS, Gregory Hartl, afirmou que os níveis de gripe no Hemisfério Sul voltaram ao normal.

A OMS disse hoje que pelo menos 209.438 pessoas em todo o mundo foram infectadas pela nova gripe e que pelo menos 2.185 morreram em consequência da doença. Os números reais são bem maiores, já que os países não estão mais relatando casos individuais. Hartl disse que a OMS está observando os números da gripe suína no Japão, onde a entidade acredita que a alta temporada de infecções está começando antes do normal. Segundo ele, isso pode significar maior transmissão do vírus da gripe.

Matéria completa no Site Paraná On Line.

Gripe H1N1 causou pelo menos 2.185 mortos, 85% na América Latina

O vírus da gripe H1N1 matou pelo menos 2.185 pessoas em todo o planeta, sendo que 1.876 (85%) no continente americano, segundo os dados publicados nesta sexta-feira pela Organização Mundial da Saúde Salud (OMS).

O último balanço publicado pela OMS em seu site, com cifras referentes até 23 de agosto, enfatiza que o continente americano, onde se originou a epidemia no final de março, é o mais afetado pela doença, com 110.113 casos diagnosticados e 1.876 falecidos.

Em seguida vem a região do sudeste da Ásia/Pacífico, com 49.797 casos e 203 mortes. Na Europa foram registrados 42.557 doentes e 85 mortes.

No momento, a África continua sendo a região menos afetada, com 11 mortes e 3.843 casos.

No total, a gripe H1N1, declarada em 11 de junho como a primeira pandemia do século XXI pela OMS, provocou 209.438 doentes em mais de 177 países, segundo a apuração da organização, já que os países não estão obrigados a realizar análises e estatísticas sistemáticas.

Somente os primeiros casos e as mortes devem ser obrigatoriamente comunicados à OMS.

Matéria do Site CGN Notícias.

Gripe varia de intensidade em cada região

Enquanto Curitiba e Cascavel registram diminuição de casos, em outras regionais do Paraná a gripe A começa a aparecer.

Cada região do Paraná tem um cenário diferente de incidência da gripe A (H1N1), mais conhecida como gripe suína. Em pelo menos 40 cidades, a nova gripe não chegou nem na forma de suspeita, se­­gundo a última análise epidemiológica. As regiões de Irati e Ivaiporã começaram nessa semana a registrar mortes – enquanto is­­­so, a região de Umua­­rama não tem nenhum óbito. Ao mesmo tem­­­­­po, municípios com mais ca­­sos e mortes, como Curitiba e Cas­­cavel, sinalizam que o pior já passou.

Quando Curitiba e municípios da região metropolitana registravam 706 casos e 32 mortes, a regional de saúde de Ivaiporã, no Centro-Norte do estado, confirmou o primeiro caso. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a densidade populacional e o clima determinam como o vírus circula em cada re­­gião – de forma mais ou menos intensa.

Matéria completa no Site da RPC.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MP libera R$ 2,1 bilhões para compra de 73 milhões de doses da vacina e 11,2 milhões de tratamentos contra nova gripe

Recursos também serão investidos no aumento do número de leitos de UTI, compra de equipamentos e material de diagnóstico, capacitação profissional e pesquisas sobre comportamento da nova doença.

O governo federal decidiu nesta quarta-feira (26) enviar ao Congresso Nacional medida provisória para liberação de crédito suplementar no valor de R$ 2,1 bilhões para o enfrentamento da pandemia de Influenza A (H1N1). Esse recurso será utilizado na aquisição de 73 milhões de doses da vacina contra a nova gripe, compra de mais 11,2 milhões de tratamentos, equipamentos para hospitalização, material de diagnóstico, aumento do número de leitos de UTI, além da capacitação dos profissionais e ampliação dos turnos nas unidades de saúde.

Matéria completa no Site do Ministério da Saúde.

“Cuidadores” participam de treinamento sobre a gripe “A”

Profissionais da 10ª Regional de Saúde do Paraná, na região de Cascavel, reforçam os cuidados que devem ser tomados por causa da doença e traçam um panorama atual do vírus.

Durante esta (27) manhã 98 cuidadores das escolas estaduais e conveniadas, como a Apae estão participando de um treinamento sobre a gripe “A”.Profissionais de saúde da 10ª Regional dão orientações para reforçar os cuidados que se deve ter por causa da doença, e também traçam um panorama atual do vírus. “O encontro de hoje é com os cuidadores da gripe, que já têm orientações e estão trabalhando nas escolas. Esse encontro é para alertar: não devemos baixar a guarda,” ressalta Marlene Dias.

Matéria completa, com video, no Site CNG.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Empresas que descumpriram recomendações em relação à gripe são convocadas no MPT

32 empresas foram denunciadas ao órgão

O Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) promove amanhã (27), às 14h30, uma audiência coletiva com 32 empresas denunciadas pelo descumprimento de recomendações em relação à gripe A. As denúncias foram recebidas até a manhã desta quarta-feira (26). As empresas que forem denunciadas a partir da tarde de hoje participarão de uma nova audiência no dia 1º setembro.

As denúncias recebidas são de descumprimento da recomendação feita pelo MPT-PR no dia 24 de agosto, que determinou o afastamento imediato das gestantes sem prejuízo da remuneração.

SERVIÇO:
Audiência coletiva
Data e hora: 27 de agosto, às 14h30
Local: Auditório do MPT-PR
Endereço: Av. Vicente Machado, 84 – Centro.

Matéria do Site Bem Paraná.

Ministério Público vigia dispensa a grávidas

Gestantes estão de “férias forçadas” na região de Curitiba e no litoral. Promotores ameaçam processar empresas que não seguirem a orientação.

Os empregadores de Curitiba, região metropolitana e do litoral do Paraná que não afastarem as gestantes devido ao risco de contaminação pela gripe A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, podem responder judicialmente. A informação é do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Paraná, que orientou as federações de trabalhadores e de empregadores e os órgãos públicos que afastassem imediatamente as gestantes por um período mínimo de 15 dias. A medida, anunciada na última sexta-feira, teve por base a posição dos órgãos de saúde, que verificaram o agravamento da doença entre as gestantes.

A gravidez e a obesidade têm sido os principais fatores de risco que podem levar à morte pela nova gripe no Paraná. Do total das 154 mortes do estado, oito vítimas estavam grávidas. Entre 2.853 casos da doença confirmados laboratorialmente, 165 são gestantes.

Matéria completa no Site da RPC - Gazeta do Povo

terça-feira, 25 de agosto de 2009

61% dos pacientes com gripe A no Paraná tiveram conjuntivite

Os sintomas mais comuns da nova gripe são febre repentina, tosse, dores no corpo e calafrios. No entanto, a população deve ficar atenta a outros indícios da doença. Segundo dados do Centro de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas de Vigilância em Saúde (Cievs), dos casos confirmados da Influenza A (H1N1) no Paraná, até a primeira quinzena de agosto, 61% dos pacientes tiveram conjuntivite, por exemplo.

A análise epidemiológica elaborada pelo setor da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostra que 54% das pessoas infectadas pelo vírus da gripe A apresentaram dor de garganta; 45%, falta de ar; 37%, dor nas articulações, e 13%, diarréia. Entre os indícios com mais ocorrências estão tosse (95% dos doentes), dores musculares (68%) e calafrios (62%), além de febre.

Matéria completa na Agência Estadual de Notícias.

Início da temporada de verão vai atrasar por causa da nova gripe

Depois da suspensão das aulas, escolas programam a reposição até dezembro, quando as praias começam a ter movimento.

A temporada de verão que normalmente começa em dezembro nas praias do Paraná pode sofrer um atraso neste ano por causa da nova gripe. Com a suspensão das aulas nas escolas e universidades públicas e particulares entre julho e agosto, o mês de dezembro será usado para a reposição, assustando desde já o setor receptivo no Litoral, que já espera um movimento bem abaixo do normal neste ano.

Matéria completa no Site Bem Paraná.

Paraná tem 154 mortes por nova gripe

Secretaria da Saúde divulgou nesta segunda-feira (24) o 50º Boletim Epidemiológico da Gripe A, que traz a confirmação de 2.853 casos da doença no Paraná, sendo 165 em gestantes. Outros 1.541 casos foram negativos para a nova gripe. A

A região de Curitiba continua tendo o maior número de casos confirmados (888), seguida pelas regiões de Cascavel, 294 e Londrina, 273. O número de gestantes segue a mesma tendência, na região de Curitiba 49 tiveram a nova gripe, em Londrina, 22, e em Cascavel, 20.

Matéria completa no Site Jornale.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PR tem mais de 90 mil tratamentos em estoque para tratar a nova gripe

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) tem 90.846 tratamentos para a nova gripe estocados e à disposição das 22 regionais de saúde. Os números atualizados nesta semana pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) mostram que o Ministério da Saúde já encaminhou 133.110 tratamentos para a Influenza A (H1N1), sendo 103.210 para adultos e 29.900 para crianças.

A diretora do Centro de Distribuição de Medicamentos do Paraná (Cemepar), Deise Pontarolli, esclarece que o medicamento para o combate à gripe A é mandado a todas as regionais via Sedex, o que tem garantido a agilidade no fluxo de distribuição do Oseltamivir (nome comercial do Tamiflu).

Matéria Completa na Agência Estadual de Notícias.

Nenhum remédio imuniza contra gripe A

Alerta é feito por profissionais da saúde diante das denúncias de que muita gente tem tomado medicamentos homeopáticos com a promessa de que ficará protegida.

A professora aposentada Maria Helena (nome fictício), 58 anos, ficou confusa quando a funcionária de uma farmácia de manipulação ligou para sua casa avisando que o medicamento homeopático dela contra a gripe A estava pronto. “Levei um susto. Eu não tinha encomendado nada”, conta. O médico Sidney (nome fictício) também ficou surpreso quando um paciente seu lhe falou que um outro médico tinha recomendado a vacina contra gripe comum para proteção contra a nova gripe, cobrando um valor 75% maior que o usual.

Matéria completa no Site da RPC.

Projeto Quinta na Micro da Wyeth Farmacêutica

A Wyeth Farmacêutica convida para o evento Quinta na Micro: uma iniciativa para trazer mais conhecimento e discussões pertinentes ao campo da microbiologia e antibioticoterapia.

São videopalestras ao vivo, via internet GRATUITAMENTE.

Nesta quinta-feira, 27 de agosto, as 21 horas, você poderá acompanhar:

Dra. Flavia Rossi
Dr. Eduardo Alexandrino S. Medeiros
Dra. Flavia Ribeiro Machado

Falando sobre a Gripe H1N1
- Aspecos relacionados ao controle de infecção hospitalar por H1N1
- Abordagem e cuidados da infecçÃo por H1N1 em pacientes graves.

Acesse aqui: http://www.quintanamicro.com.br/index.asp

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Número de mortos pela gripe suína chega a 142 no Paraná

Em relação ao boletim anterior, o estado apresenta 23 novos casos de morte pela gripe A

De acordo com o novo boletim da Secretaria de Saúde do Paraná sobre a gripe suína, divulgado nessa sexta-feira (21), o estado tem 142 casos de óbito pela doença confirmados.

Em relação ao boletim anterior, o estado apresenta 23 novos casos de morte pela gripe A H1N1. Além disso, o número de casos confirmados de gripe A passou de 1.851 para 2.480 - estes números referem-se aos casos de pacientes em grupo de risco ou que apresentaram algum tipo de complicação.

Veja matéria completa no Site Bem Paraná.

Rejeitado projeto que regulamentava optometria

A regulamentação da profissão de optometrista foi reprovada na Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) que entendeu que as atribuições do optometrista, previstas no PL 1.791/07, da deputada Maria do Rosário (PT-RS) conflitava com os atos privativos dos médicos.

De acordo com o médico e professor do serviço de Oftalmologia da UFG, Marcos Ávila, a decisão é acertada uma vez que o optometrista não tem condições de realizar análises em pacientes e muito menos fazer diagnósticos.

Matéria completa no Site do SIMEPAR.

OMS: países devem se preparar para 2ª onda de gripe A

A epidemia parece enfraquecer no hemisfério sul, mas a atenção se volta para o hemisfério norte, na medida em que a temporada de gripe sazonal se aproxima.

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, pediu que os governos se preparem para uma provável segunda onda de casos de gripe A H1N1, advertindo que eles terão de enfrentar decisões difíceis sobre como distribuir vacinas. "Precisamos nos preparar para uma segunda ou terceira onda de contágio, como foi visto em pandemias anteriores." O comunicado de Chan foi divulgado no momento em que mais de duas dezenas de companhias farmacêuticas ao redor do mundo se esforçam para produzir uma vacina segura e efetiva contra o vírus Influenza A (H1N1) enquanto se aproxima o inverno do Hemisfério Norte.

"Não podemos dizer com certeza se o pior já passou ou se ainda está por vir", disse Chan, num discurso gravado, transmitido durante a abertura de um simpósio de três dias sobre gripe na região da Ásia-Pacífico. "Precisamos estar preparados para quaisquer surpresas que este novo e caprichoso vírus trouxer", afirmou. "A constante mutação aleatória é o mecanismo de sobrevivência do mundo microbial", disse.

Matéria completa no Site da RPC.

SIMEPAR completa 35 anos de fundação em defesa dos médicos e médicas


O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná completa 35 anos de fundação no dia 23 de agosto de 2009. É uma data muito importante, que marca a retomada do sindicalismo médico em nosso Estado. Apesar da fundação do SIMEPAR ter sido em 1974, sua história começou muitos anos antes.

Em 1931, com a Lei de Sindicalização criada no governo de Getúlio Vargas, alguns médicos paranaenses passaram a debater a organização de classes através de sindicatos e enviaram representantes para participar do I Congresso Médico Sindicalista. Os acontecimentos resultaram na fundação, no mesmo ano, do Sindicato Médico do Paraná.

Matéria completa no Site do SIMEPAR.

Gestantes de Curitiba devem ser afastadas do trabalho por 15 dias, recomenda comitê

A recomendação foi feita pelo Comitê Municipal de Prevenção e Controle da Nova Gripe de Curitiba. Todas as funcionárias grávidas da prefeitura de Curitiba serão afastadas a partir de sexta-feira.

Um dos grupos de risco mais afetados pela nova gripe são as gestantes, por isso o Comitê Municipal de Prevenção e Controle da Nova Gripe de Curitiba recomendou que todas as grávidas da cidade sejam afastadas de suas atividades profissionais (independentemente do local em que trabalhem) e estudantis por 15 dias. A medida é preventiva e deverá ser adotada no período que vai da próxima sexta-feira (21) até 5 de setembro, no entanto poderá haver prorrogação por mais tempo. Todas as funcionárias grávidas da prefeitura de Curitiba serão afastadas de suas atividades a partir dessa sexta-feira (21).

De acordo com as secretarias estadual e municipal de Saúde, o Paraná tem 96 casos de gestantes com a gripe A H1N1, das quais 29 são da capital. Houve sete mortes de grávidas no estado, uma delas ocorreu em Curitiba.

Matéria completa no site da RPC.

Decisão da Justiça apóia estratégia do MS de acesso ao medicamento contra a nova gripe

Juiz federal do Rio de Janeiro derrubou pedido de liminar da Defensoria Pública da União com base em argumentos técnicos do Ministério da Saúde

A Justiça Federal do Rio de Janeiro rejeitou ação impetrada pela Defensoria Pública da União que contestava a estratégia do Ministério da Saúde de distribuição do medicamento específico para o tratamento do vírus Influenza A (H1N1). A decisão foi baseada nos argumentos apresentados pelo MS que, entre outros pontos, comprovaram a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) possuir estoque suficiente para atender à população e que, em nenhum momento, houve proibição ou cerceamento à venda do remédio nas farmácias. O juiz federal Rafael de Souza Pereira Pinto, responsável pelo processo, também não considerou pertinente o pedido encaminhado de autorização para que laboratórios nacionais fizessem exames de detecção da doença.

Quanto ao uso indiscriminado do oseltamivir, único medicamento disponível para tratar a nova gripe, o juiz afirmou que “a bem da prudência que o caso demanda, merece ser prestigiada a informação emanada dos órgãos oficiais”. Ele considerou válida a argumentação do MS de que o fosfato de oseltamivir é distribuído para todos os estados com o objetivo de que os gestores locais de saúde estabeleçam quais serão os pontos de entrega do medicamento aos pacientes com receita.

Matéria completa no Site do Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde diz que Emenda 29 pode ir a plenário até início de setembro

O Ministério da Saúde informou por meio de nota, que a regulamentação da Emenda Constitucional 29 deve chegar a plenário até o início do próximo mês. De acordo com o comunicado, o anúncio foi feito ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante reunião com deputados do PMDB.

O projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, para regulamentar a Emenda Constitucional 29, prevê a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS).

Matéria completa no Site da Agência Brasil.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Ato médico é aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 7703/06, que define a área de atuação, as atividades privativas e os cargos privativos dos médicos, conhecido como projeto do Ato Médico, foi aprovado nesta quarta-feira, 19/08, pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados. Depois de muita discussão, o substitutivo do deputado Edinho Bez (PMDB/SC), favorável à proposta de regulamentação da atividade médica, recebeu a aprovação dos parlamentares.

Matéria completa no Portal da FENAM.

Prefeito sanciona Lei Antifumo em Curitiba

Proibição de uso de fumo em recintos de uso coletivo

O prefeito Beto Richa sancionou nesta quarta-feira (19) a Lei Antifumo, que proíbe o uso de cigarro e outros produtos fumígenos em todos os recintos de uso coletivo, públicos ou privados.

A lei, proposta pelo vereador Tico Kuzma e aprovada pela Câmara Municipal, entrará em vigor 90 dias após a sua publicação no Diário Oficial do Muncípio. Se por ação ou omissão permitirem o fumo, os responsáveis pelos espaços ficarão sujeitos a multa de R$ 1.000,00, que será dobrada a cada reincidência.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo passivo é a terceira maior causa de mortes evitáveis no mundo. De acordo com a Prefeitura, em média, 1.300 pessoas morrem por ano em Curitiba por doenças relacionadas ao cigarro.

Matéria completa no Site Bem Paraná.

Com 368 mortos, Brasil é o 3º país com mais vítimas da gripe suína

O Balanço oficial do Ministério da Saúde aponta que houve 368 mortes em decorrência da gripe suína no Brasil até agora. O país ocupa a 3ª posição entre os países com os maiores números absolutos de morte.

A taxa de mortalidade da influenza A (H1N1) no Brasil é de 0,19 óbitos por 100 mil habitantes. Argentina, Chile, Uruguai, Costa Rica e Paraguai têm as maiores taxas de mortalidade da doença.

Leia a matéria completa no site E-Band.

Gripe em Curitiba: Só metade das vítimas tinha doença prévia

Capital registrou 30 mortes pela gripe A até o momento. Dessas, 14 não tinham nenhum fator de risco

Curitiba registrou 30 mortes pela gripe A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, ocorridas do dia 16 de julho a 11 de agosto. Entre as vítimas, 14 não tinham fator de risco, 14 possuíam comorbidades, uma era gestante e outra havia acabado de ganhar bebê. A Secretaria Municipal da Saúde investiga outras 22 mortes por doença respiratória aguda grave e já confirmou três por gripe comum. No total, são 55 mortes confirmadas por gripe ou sob investigação na cidade.

O secretário municipal da Saúde de Curitiba, Luciano Ducci, disse que a morte de pessoas saudáveis é uma situação que chama a atenção não só na capital, mas no Brasil e no mundo. “É um vírus que tem acometido adultos jovens sadios. Isso tem sido motivo de estudo no mundo inteiro”, afirmou o secretário, que esteve ontem na Câmara Municipal explicando a situação da doença.

Matéria comleta no site da RPC.

Falsificação de medicamentos no Brasil, uma preocupação da FENAM

O problema da falsificação de medicamentos no Brasil já é uma preocupação da diretoria da Federação Nacional dos Médicos há algum tempo e é preciso estruturar os sistemas de fiscalização para defender os interesses dos usuários. A afirmação é do presidente da FENAM, Paulo de Argollo Mendes, ao comentar a série de reportagens sobre falsificação de medicamentos e de equipamentos médicos, publicadas pelos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas, entre os dias 9 e 14 de agosto.

As reportagens divulgaram um comércio clandestino, formado por ações de criminosos especializados, que lucram com a venda de medicamentos falsos e matam milhares de pessoas no Brasil todos os anos.

Argollo fala sobre esse assunto à FENAM TV.

Tiago Recchia, na Gazeta do Povo

Paraná registra maior taxa de mortalidade de gripe A no País

Os casos de gripe A (H1N1) em Curitiba estão estáveis e com tendência a diminuir, segundo o secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci. Há 10 dias são registradas reduções nos atendimentos nas unidades de saúde, assim como internações e pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O panorama da doença na capital paranaense foi apresentado ontem pela equipe municipal de saúde na Câmara de Vereadores. “Nas próximas semanas é possível que haja um acréscimo no número de atendimentos por causa da volta às aulas, mas por excesso de zelo e cuidado dos pais e professores com os alunos”, estima o secretário.

Das 55 mortes registradas até agora na região de Curitiba, 30 são de moradores da capital. Menos da metade deles apresentava doenças pré-existentes. Do total de vítimas fatais, uma era gestante e uma era uma mulher que tinha acabada de ter um bebê.

Leia a matéria completa no Site Paraná On Line.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Volta às aulas tem frequência baixa no Paraná

No primeiro dia, fiscalização mandou alunos com suspeita de gripe para casa

Algumas cidades paranaenses registraram uma freqüência de alunos abaixo da média no primeiro dia de aulas, após o prolongamento das férias devido à gripe A. Em Maringá, por exemplo, a rede municipal de ensino chegou a registrar 50% de faltas no período da manhã. Ainda sem um levantamento oficial da Secretaria Estadual de Educação, diretores de escolas de outras cidades atribuíram também ao mau tempo a grande quantidade de faltas.

Matéria completa no Site Jornale.

RS: fórum de entidades médicas decide recomendar ao Ministério da Saúde alterações no protocolo da Influenza A

O Fórum das Entidades Médicas do Rio Grande do Sul, que reuniu o Conselho Regional de Medicina, a Associação Médica e o Sindicato Médico, evento realizado na sede do CREMERS, nos dias 10 e 12 de agosto, decidiu recomendar ao Ministério da Saúde as seguintes alterações no Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza:

Leia a matéria no Site da FENAM - FederaçÃo Nacional dos Médicos

Médicos(as) do Programa de Saúde da Família de Ponta Grossa suspendem greve

Os médicos e médicas do Programa de Saúde da Família do município de Ponta Grossa decidiram em assembleia geral na manhã desta terça-feira, 18, suspender a greve iniciada na ultima sexta-feira, 14. A decisão foi tomada depois da reunião entre o Sindicato dos Médicos e a Prefeitura, mediada pela Procuradora do Trabalho, Dra. Patricia Blanc Gaidex.

A pedido da procuradora, o SIMEPAR apresentou uma pauta mínima para negociação. A Prefeitura se comprometeu a não descontar os dias parados e a responder algumas das reivindicações em nova reunião mediada pela Procuradora no dia 25 de agosto. A prefeitura também firmou compromisso de apresentar um novo plano de cargos e carreira para debate com os médicos no próximo dia 02 de outubro.

Matéria completa no Site do SIMEPAR
.

Entrevista do Dr. Mário Ferrari à RPC

O Presidente do SIMEPAR, Dr. Mario Ferrari, concedeu entrevista ao jornal Bom Dia Paraná que foi ao ar na manhã de hoje, dia 18.

Na matéria foi abordada a problemática da Gripe H1N1, e da poteção dos médicos e profissionais de saúde no atendimento à gripe H1N1.

Temendo a gripe A, Campo Mourão e Apucarana adiam desfile de 7 de setembro

Apucarana estuda a possibilidade de realizar a festividade em novembro. Em Campo Mourão, o desfile foi remarcado para 10 de outubro, data do aniversário da cidade. Juntos, os desfilem deveriam reunir entre 15 e 18 mil pessoas.

Os municípios de Apucarana (Norte) e Campo Mourão (Noroeste) adiaram o desfile de 7 de setembro deste ano, temendo que o evento provoque a proliferação da gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína. As cidades ainda pretendem realizar a festividade, que celebra o aniversário da independência do Brasil, mas em outras datas, quando o risco de contrair a doença esteja menor.

Matéria completa no Site da RPC.

Projeto de lei obriga restaurantes a fornecer álcool gel

Os vereadores de Curitiba aprovaram, em primeira discussão, um projeto que obriga os restaurantes, bares ou lanchonetes a instalarem nas paredes saboneteiras com álcool gel.

A proposta foi apresentada pelo vereador João do Suco do PSDB e prevê que todos os bares, restaurantes, ou outros estabelecimentos que vendam alimento, instalem nas paredes saboneteiras com álcool gel. De acordo com o projeto as saboneteiras precisam estar em local visível e de fácil acesso. Além disso, os estabelecimentos vão ter que colocar avisos que orientem sobre a importância da higienização das mãos como uma prevenção a diversos tipos de doença.

Matéria completa no Site da CBN Curitiba.

Paraná já tem 107 mortes confirmadas por gripe A

A gripe A (H1N1), conhecida como gripe suína, já causou 107 mortes no Paraná. Desde a sexta-feira passada foram registrados 28 novos óbitos por causa da doença, de acordo com boletim epidemiológico divulgado ontem à noite pela Secretaria de Estado da Saúde.

No Brasil, o número de casos fatais subiu para 371. O Paraná está atrás apenas de São Paulo, onde já foram registradas 134 mortes. O estado do Pará registrou ontem o primeiro óbito, assim como o município de Lages, em Santa Catarina.

Matéria completa no site Paraná On Line.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Grávidas estão dispensadas da volta às aulas na segunda-feira

Professoras, alunas e funcionárias grávidas da rede estadual da educação estão dispensadas de comparecer às escolas no retorno às aulas na segunda-feira (17). A decisão foi anunciada pela secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde, na tarde desta quinta-feira (13). “A medida visa proteger e tranquilizar as nossas gestantes”, afirmou. Cerca de 1,4 milhão de estudantes da rede estadual de ensino retornam às aulas na segunda-feira (17) nas cerca de 2.500 escolas da rede estadual. A decisão de reiniciar as aulas no dia 17 de agosto também foi adotada pela rede municipal de Curitiba.

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu nota oficial orientando as ações e pautando medidas preventivas que devem ser adotadas para garantir o retorno às aulas de forma tranqüila, saudável e que estas pequenas ações sejam incorporadas à rotina de todos. “As gestantes, sejam elas profissionais ou estudantes, devem ser orientadas sobre todos os cuidados necessários para a prevenção e, caso seja necessário, devemos encontrar alternativas de trabalho e estudo para não colocá-las sob risco de contaminação da doença”, diz a nota.

Materia completa na Agência Etadual de Notícias.

Ministério da Saúde orienta trabalho das equipes de saúde da família

Material desenvolvido especialmente para a atenção primária oferece informações sobre temas como prevenção, diagnóstico e encaminhamento de pacientes

O Ministério da Saúde elaborou material sobre prevenção de Influenza A (H1N1) específico para a atenção primária, principalmente, as equipes de saúde da família. A partir de agora, eles contam com recursos importantes para o combate à nova gripe: um guia de bolso; um fluxograma de atendimento ao paciente com suspeita de infecção; um cartão de acompanhamento ambulatorial; e um documento com diretrizes para o enfrentamento da pandemia. As orientações de atendimento de pacientes com gripe e os cuidados necessários para conter o avanço da doença pela atenção primária à saúde podem ser acessados na página do Ministério (clique aqui)

O guia de bolso apresenta, de forma objetiva, temas como fatores de risco para agravamento do quadro de saúde, sintomas da doença, cuidados a serem tomados pela família e prescrição de medicamentos. O fluxograma de atendimento orienta sobre as medidas a serem tomadas desde o acolhimento ao paciente na unidade de saúde até o encaminhamento para a internação, caso seja necessário.

Matéria completa no Site do Ministério da Saúde.

Anvisa veta anúncios de analgésico e antitérmico

Suspensão é necessária em razão do aumento dos casos da Influenza A

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, em todo o território nacional, as propagandas de produtos à base de ácido acetilsalicílico ou de medicamentos de venda isenta de prescrição médica com propriedades analgésicas e antitérmicas, que aliviam a gripe. Segundo resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU), a suspensão é necessária em razão do aumento dos casos da Influenza A (H1N1), a chamada gripe suína, no Brasil.

Para a Anvisa, o uso desses medicamentos é capaz "de mascarar uma situação de risco à saúde" de pessoas supostamente acometidas pela doença. A resolução será revogada assim que a situação se normalizar. Hoje, as cidades de São Bernardo do Campo e Ubatuba, ambas em São Paulo, confirmaram dois casos de morte em decorrência da gripe suína. Até ontem, o País registrava 277 óbitos em razão da Influenza A (H1N1), a maior parte deles (111) em São Paulo.

Fonte: Site Bem paraná

Varas do Trabalho também voltam a funcionar na segunda-feira

Audiências estavam paralisadas desde 29 de julho por causa da gripe

As audiências nas 20 Varas do Trabalho de Curitiba serão retomadas na próxima segunda-feira (17). Elas estavam suspensas desde o dia 29 de julho, como forma de prevenir a transmissão do vírus causador da Influenza H1N1, em razão da quantidade de pessoas que circulam no fórum.

Além de Curitiba, também estão suspensas até hoje (14) as audiências das Varas do Trabalho de Cascavel, Castro, Colombo, Ivaiporã, Londrina, Paranaguá, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória, com retorno das atividades também previsto para a próxima segunda-feira, 17.

Matéria Completa no Site Bem Paraná

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Escolas particulares voltam às aulas na segunda-feira

As escolas particulares do Paraná devem voltar às aulas nesta segunda-feira (17). A informação é do presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe-PR), Ademar Pereira.

A decisão pela volta às aulas foi unânime, “já que todas se prepararam e têm condições sanitárias que permitem receber os alunos”, disse Pereira.

A Rede Municipal de Curitiba também confirmou a volta às aulas nesta segunda-feira. Já a Rede Estadual ainda está em reunião para tomar a decisão sobre o adiamento.

Fonte: Blog Fábio Campana

Video da RPC: Cuidados para evitar a Gripe H1N1

Governo do Paraná garante: não vai faltar remédio para nova gripe

O Governo do Paraná reitera que não vai faltar o medicamento que combate à nova gripe. Além de ter um estoque centralizado em Curitiba, o governo informa uma grande quantidade do remédio já foi descentralizada para as Regionais de Saúde, que fazem o repasse aos municípios de acordo com a demanda. O remédio, quando for indicado pelo médico, deve chegar ao paciente gratuitamente.

Essa e outras informações sobre a gripe estão em um novo site que o Governo do Estado lançou sobre a gripe. Acesse: http://www.novagripe.pr.gov.br/

Secretaria de Saúde alerta sobre e-mails falsos

Correspondências eletrônicas falam sobre morte de médicos no estado

A Secretaria de Saúde do Paraná alerta sobre a circulação de e-mails com informações falsas da nova gripe no estado. As correspondências eletrônicas afirmam que médicos e funcionários da Saúde estariam morrendo em decorrência do contágio do vírus Influenza A (H1N1). De acordo com dados do governo estadual, as mensagens também indicam que essas pessoas estariam adquirindo a doença no atendimento às vítimas da nova gripe. A veracidade das informações é contestada pelo estado.

Em balanço divulgado nesta quarta-feira (12), a Secretaria de Saúde do Paraná confirmou mais 19 mortes provocadas pela nova gripe. Ao todo, já foram registrados 58 óbitos no estado.

Matéria completa no Site Jornale.

Escolas particulares debatem calendário

Sindicato deve divulgar sua posição sobre volta às aulas nesta quinta

O Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) anuncia no fim da tarde desta quinta-feira sua posição a respeito do retorno às aulas previsto para a próxima segunda-feira. A decisão será tomada durante reunião entre os dirigentes das escolas particulares, marcada para a tarde desta quinta. As escolas avaliam os riscos do retorno dos alunos diante dos números de infectados pela Gripe A em Curitiba.

Na reunião anterior, o presidente do sindicato, Ademar Batista Pereira, afirmou que o Sinepe não tem poder para determinar o calendário de cada instituição, mas que o Sindicato dá apenas uma indicação e orientações que podem ser seguidas pelas escolas ou não.

Matéria completa no Site Jornale

Escolas da rede municipal de Curitiba voltam às aulas na segunda

As escolas da rede municipal de Curitiba vão voltar às aulas na próxima segunda-feira (17), como estava previsto desde o início da suspensão. O Comitê de Prevenção e Controle da Gripe A, formada por representantes das secretarias municipais da educação e saúde e outros órgãos fez o anúncio no final da manhã desta quinta-feira (13).
Notícias Relacionadas

Entretanto, como fazem parte do grupo de risco, as gestantes continuarão de licença até o dia 31 de agosto para evitar que sejam contaminadas pelo vírus da nova gripe.

A prefeitura ressalta que todos os professores e funcionários da rede municipal estão preparados para monitorar e atender casos de suspeita da doença observados em alunos.

Fonte: Paraná On Line

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

SIMEPAR pede que prefeituras protejam profissionais da saúde do contágio da Gripe H1N1

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná emitiu ofício circular às prefeituras pedindo que os médicos e demais profissionais da saúde tenham acesso aos meios de prevenção à Gripe H1N1. No oficio, o Sindicato enfatiza os equipamentos de proteção individual (EPI`s).

Também foi ressaltada a importância da emissão das Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT´s) em caso de contágio dos profissionais durante o atendimento aos pacientes; além das precauções em relação aos profissionais que integrem os grupos de risco da gripe.

Veja abaixo a íntegra do comunicado:

“Senhor(a) Prefeito e Sr(a) Secretário(a) de Saúde,

Na defesa dos interesses da categoria médica (art. 8º da CRF) o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná – SIMEPAR vem requerer de Vossas Excelências que sejam disponibilizados, aos médicos desse município, todos os meios técnicos necessários ao atendimento dos casos suspeitos da pandemia de gripe, em especial, os recursos terapêuticos e os de proteção individual.

Destacamos que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem também ser fornecidos a todos os demais trabalhadores e profissionais de saúde envolvidos no atendimento dos casos suspeitos.

As orientações quanto aos EPIs constam das recomendações de documento elaborado pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná em conjunto com a Sociedade Paranaense de Infectologia (http://www.crmpr.org.br/influenza/gripepandemica.html) e visam proteger toda a comunidade.

A orientação/recomendação, por sustentar-se em base técnico-científica é questão de ordem pública e, portanto, vincula a todos os responsáveis envolvidos na assistência à saúde em relação à eficácia de seu cumprimento.

Além disso, solicitamos que, para os médicos e demais que eventualmente contraiam a virose no exercício das atividades sejam emitidos as respectivas Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT´s) ou documento equivalente.

Por último, solicitamos que os médicos e demais profissionais de saúde que pertençam aos chamados grupos de risco da Gripe H1N1 sejam afastados do atendimento aos pacientes. O chamado grupo de risco é composto por pessoas com baixa imunidade, ou seja: mulheres grávidas, diabéticos, transplantados, e outros.

Colocamo-nos à disposição e apresentamos protestos de estima e consideração.

Cordialmente.

Mario Antonio Ferrari
Diretor Presidente”

Para do Dr. Mário Ferrari, Presidente do SIMEPAR, é fundamental que todos os cuidados em relação à saúde desses profissionais sejam tomados. “São eles que estão na linha de frente dos cuidados com a população. O contágio desses profissionais seria desastroso para a saúde pública”, completou.

Fonte: Assessoria SIMEPAR

Governo vai custear manipulação de remédio para crianças com gripe A

Técnicos da Secretaria da Saúde se reuniram com representantes de três farmácias-escola e duas privadas, para providenciar a manipulação do fosfato de oseltamivir em solução oral, indicada para o tratamento infantil da nova gripe. O processo será custeado integralmente pelo Governo do Paraná e a distribuição será feita nas 22 Regionais de Saúde. Cerca de 600 tratamentos já foram distribuídos nesta semana.

As cinco farmácias de manipulação foram inicialmente selecionadas pela Vigilância Sanitária, considerando respaldo técnico e legal. Todas receberam a descrição da técnica enviada pelo Ministério da Saúde e avaliaram se teriam condições de realizar o processo. “Duas delas já começaram a produzir o medicamento no sábado (8). Outra farmácia anunciou que poderia começar a manipulação na quarta-feira (12)”, afirma Deise Regina Pontarolli, diretora do Centro de Medicamentos Básicos do Paraná - Cemepar.

Mais informações na Agência Estadual de Notícias.

Solda

No Estado do Paraná e no seu blog: http://cartunistasolda.blogspot.com/

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Boletim Epidemiológico nº 43 da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná

Em boletim epideomológico publicado no último dia 07, a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná detalha os casos e os óbitos decorrentes da Gripe H1N1. Das 31 mortes relatadas até então, 22 são de adultos jovens. Veja a seguir:

EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA INTERNACIONAL


Seguindo o padrão adotado pelo Ministério da Saúde, no Paraná, apenas os casos confirmados serão detalhados oficialmente. Entretanto, a medida não exclui o trabalhado de investigação realizado pela vigilância estadual e Municipal, que continuará notificando casos suspeitos e monitorados como já vem acontecendo.

Situação epidemiológica no Paraná conforme dados oficiais da Secretaria de Estado da Saúde.

O Paraná tem 784 casos confirmados no Estado, sendo que 31 tiveram complicações e foram à óbito. Outros 2.804 casos suspeitos e em monitoramento aguardam os resultados dos exames laboratoriais e 1.403 já foram descartadas.

Leia a íntegra do Boletim

Lavar as mãos!

Clique na imagem para ampliar.

Tiago Recchia, na Gazeta do Povo


Comissão geral da Câmara debate pandemia da nova gripe

Como parte das iniciativas da Casa para combater a nova gripe, debate terá participação do ministro da Saúde e de secretários estaduais, além de especialistas.

A Câmara realiza hoje comissão geral sobre a pandemia da nova gripe (H1N1). O debate será realizado no Plenário Ulysses Guimarães, a partir das 10 horas.

Além do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foram convidados para discutir o assunto todos os secretários estaduais de saúde e especialistas do setor, entre eles, o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Juvêncio Dualib Furtado; e a vice-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Claude Firmez.

Veja matéria completa na Agência Câmara.

Medidas contra risco da gripe para médicos e demais profissionais da saúde

Ante a gravidade da epidemia da nova gripe, recomenda-se que:

1. Médicos e demais profissionais de saúde dos grupos de risco - gestantes, imunodeprimidos, pneumopatas, diabéticos e maiores 60 anos - sejam afastados do atendimento direto a casos suspeitos.

2. Todos os que atendem a esses casos devem, sem exceção, fazer uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) listados no Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza.

3. Hospitais, clínicas e unidades sanitárias devem emitir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) a profissionais que apresentarem quadro clínico compatível com a nova gripe.

Fonte : SIMERS

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vereador de Curitiba defende afastamento do trabalho de 15 dias para mulheres grávidas

O vereador de Curitiba, Juliano Borghetti (PP), requereu nesta segunda-feira (10) à Secretaria Municipal de Saúde a dispensa automática do trabalho, por 15 dias, de todas as mulheres grávidas no município devido ao grande avanço do vírus H1N1.

Segundo o vereador, as mulheres grávidas são mais vulneráveis à doença e por isso é fundamental que o poder público crie um sistema especial de atendimento por telefone para afastá-las do trabalho.

Para o parlamentar, a iniciativa, além de zelar pela saúde das mães e dos filhos, possibilitará economia aos cofres públicos por se tratar de uma medida profilática.

Fonte: Blog de Esmael Morais

MPF do Paraná quer acesso imediato ao Tamiflu para pessoas com sintomas de gripe suína

O Ministério Público Federal (MPF) no Paraná entrou na Justiça com uma ação civil pública para garantir o medicamento Tamiflu às pessoas que apresentem sintomas da influenza A (H1N1), a gripe suína. O MPF quer garantir o medicamento ao doente, bastando que o médico que prestou atendimento receite o remédio.

De acordo com a Procuradoria da República no Estado do Paraná, o objetivo da ação é permitir o tratamento com o uso do Tamiflu já nas primeiras 48 horas da apresentação do quadro clínico da gripe suína.

"A urgência na administração do Tamiflu se deve ao fato que após as primeiras 48 horas da apresentação do quadro clínico da Influenza, esse remédio torna-se totalmente ineficaz ao combate da gripe", diz a nota do MPF.

Fonte: O Globo

Matéria da RPC: A gripe nas pequenas cidades

Prefeitos de Andirá e Bandeirantes, no norte do estado, decretam situação de emergência por causa da gripe. Veja o por quê:

Realidade dos casos de gripe é muito pior, alerta infectologista

A realidade sobre a pandemia de gripe é muito pior do que os números que vem sendo divulgados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde e o crescimento da doença no Brasil e no Paraná é inevitável. O quanto essa realidade é pior, ninguém sabe dizer ainda. O alerta é do médico infectologista e epidemiologista Moacir Pires Ramos, professor da Unicenp e infectologisa responsável pelo Hospital do Trabalhador.

Matéria completa no Site Jornale

Escolas preparam o ambiente para a volta às aulas

Com as aulas suspensas nas redes públicas e particulares até o dia 17 de agosto, o momento é de preparar o ambiente escolar para a volta dos estudantes. Mais de 2 milhões de alunos do ensino fundamental ao superior no Estado vão encontrar um ambiente diferente. Além de receber kits de higiene que inclui material de higiene e limpeza — garrafas de álcool comum e em gel, água sanitária, máscaras cirúrgicas, sabonete líquido e toalhas de papel — que servirão de reforço na volta às aulas, os professores e servidores são capacitados para o principal fator contra a doença: a informação.

Matéria completa no Site Bem Paraná

Sem complicações, maioria dos pacientes supera gripe

Dados do Ministério da Saúde mostram que 95% das pessoas que contraem a gripe ficam curadas

Sintomas iguais ao da gripe comum. Mais intensos, porém. É assim que as pessoas que supostamente tiveram a gripe A (H1N1) caracterizam a doença. Depois de alguns dias de cama e febre alta, a gripe vai embora, assim como chegou – dados do Ministério da Saúde mostram que isso ocorre em 95% dos casos.

Matéria completa no Site da RPC

TRT decide manter shopping centers abertos

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Paraná indeferiu, na sexta-feira, o pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT) pelo fechamento temporário de 13 shopping centers de Curitiba e Região Metropolitana (RMC). A negativa da Justiça ratifica a decisão da 16.ª Vara do Trabalho de Curitiba, que extinguiu, sem o julgamento do mérito, o processo que pedia o fechamento dos centros comerciais da cidade a fim de prevenir a disseminação do vírus A (H1N1), causador da gripe suína.

Veja matéria completa no Site Paraná On Line

Médicos pedem liberação do Tamiflu no Paraná

Com o aumento de casos graves e mortes pela influenza A (H1N1), causador da gripe suína, anunciadas no Paraná nos últimos dias, uma dúvida ainda paira sobre a pandemia: a prescrição do fosfato de oseltamivir, o medicamento Tamiflu. Enquanto Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) dizem se preocupar com a resistência que o vírus pode adquirir, cada vez mais médicos especialistas vêm a público pedir a prescrição do remédio assim que detectados os sintomas de gripe. Se prescrito depois das primeiras 48 horas de aparecimento dos sintomas, o remédio perde sua eficácia.

Veja matéria completa no Site Paraná On Line

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Uso do Tamiflu em Foz diminuiu internações

Secretaria de Saúde local deu medicamento para casos não confirmados

A antecipação do remédio Tamiflu para suspeitos de terem contraído a gripe A em Foz do Iguaçu, desde 24 de julho, praticamente eliminou a doença no município, segundo dados da Secretaria de Saúde local. De acordo com os dados divulgados pelo município, quatro dias após modificar o protocolo de distribuição do antiviral, não houve mais nenhuma internação em Foz.

"O último paciente grave que tivemos, veio de outro município", afirmou ao portal a infectologista Flavia Trench, que trabalha na rede privada da cidade, que tem cerca de 300 mil habitantes e, como fica na fronteira com a Argentina e o Paraguai, apresentava alto risco para a doença.

Veja matéria completa no Jornale

Médicos podem receitar Tamiflu

Em Curitiba, a prefeitura aceita receita de médico mesmo fora de grupos de risco. Para secretário, prescrição tem de ser responsável.

A partir de agora, os médicos de Curitiba passam a ter autonomia para prescrever o medicamento Tamiflu, indicado no tratamento da gripe A (H1N1). A decisão foi anunciada ontem pela prefeitura, depois da reunião do Comitê de Controle e Prevenção da Influenza A. Antes os médicos só podiam receitar o remédio para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou do grupo de risco (crianças menores de dois anos, idosos acima de 60 anos ou portadores de doença prévia).

A medida foi tomada depois que o Ministério da Saúde resolveu atualizar o protocolo para a administração do medicamento, por pressão de entidades médicas que estavam preocupadas com os óbitos de jovens sem doenças preexistentes e com quadro inicial estável. Pelo novo protocolo nacional, em casos não previstos nas regras, o médico, em conjunto com a autoridade de saúde local, passou a ter possibilidade de receitar o medicamento para casos especiais.

Matéria completa no Site da RPC

Paixão, na Gazeta do Povo

Solda, no Estado do Paraná

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Relato de um paciente com suspeita da gripe

Assim que publicamos o texto sobre os relatos dos médicos nos casos da gripe H1N1, acolhemos o relato de um paciente com sintomas da gripe que ainda não recebeu o resultado do exame. A realidade relatada por esse paciente é um pouco diferente, mais animadora, em relação ao atendimento.

Bom, esse paciente procurou atendimento em consultório particular, mas seu médico pouco pode fazer além de examiná-lo e encaminha-lo para uma unidade de atendimento de emergência do município, no caso, Curitiba.

Chegando lá, esse paciente teve que aguardar por cerca de duas horas, mas como já vinha com encaminhamento, esperou muito menos que os pacientes “comuns”, digamos assim. Ele foi atendido por um infectologista que o examinou, coletou amostra para exame e receitou o antiviral (tamiflu). O medicamento foi entregue e ele foi para casa, onde está de repouso há dois dias.

Mas o medicamento e os kits para coleta para exame estavam no fim, e, provavelmente, muitos pacientes com sintomas ficaram sem atendimento, ou tiveram que esperar bastante.

O que se conclui é que a saúde pública já tem carências de estrutura e problemas de atendimento em situações normais; e num momento como o atual tudo piora. As filas são grandes, o tempo de espera é longo, o desespero bate forte, principalmente nos mais carentes.

Mas ainda é a saúde pública, o bom e velho SUS, que segura o rojão. É dele que devemos cuidar. No limite, é o SUS que cuida dos Brasileiros.

Ivan Souza (Ivanovick)

Médicos(as) do PSF de Ponta Grossa decidem retomar greve, mas mantêm atendimento à gripe H1N1

Os médicos e médicas do Programa de Saúde da Família de Ponta Grossa decidiram na manhã desta quinta-feira, 06 de agosto, pela retomada da greve por tempo indeterminado em razão do não atendimento de suas reivindicações e da negativa da prefeitura em estabelecer negociação. A greve vai ser retomada a partir de segunda-feira, dia 10. No entanto, os médicos decidiram que vão manter o atendimento aos casos de suspeita da gripe H1N1.

Matéria completa no Site do SIMEPAR

Relatos de médicos reforçam necessidade de uso do antiviral já nos primeiros sintomas da gripe H1N1

Na rotina de trabalho do Sindicato dos Médicos, é constante o contato com médicos e médicas das mais diversas especialidades e trabalhando nos mais diferentes tipos de estabelecimento; dos consultórios individuais, às unidades de isolamento e UTIs dos grandes hospitais. E, é claro, há algumas semanas não se fala em outra coisa que não seja a nova gripe.

Todos os médicos que por aqui circulam têm a mesma opinião: o antiviral fosfato de osetalmivir (conhecido comercialmente como tamiflu) deve ser usado em todos os casos suspeitos da Gripe Influenza H1N1, já nas primeiras horas, assim que aparecerem os sintomas. Isso reduziria drasticamente o número de casos graves e, consequentemente o número de óbitos em função da gripe. O raciocínio é simples, o antiviral pode impedir que a gripe piore, depois que acontece o agravamento do quadro, o medicamento tem pouco efeito.

Mas o problema é que os médicos não têm acesso ao medicamento. O médico tem toda a liberdade para receitar, mas o paciente enfrenta uma série de etapas até ser devidamente medicado. No caso de um médico que atende em consultório particular, os pacientes com suspeita de gripe são encaminhados para um infectologista da saúde pública que vai colher amostra de fluídos para exame laboratorial que pode levar mais de dois dias até o resultado.

Por isso, os médicos reiteram que o ideal seria que o medicamento estivesse disponível para que fosse ministrado, através de receita médica, assim que os sintomas da gripe sejam detectados.

Câmara desenvolverá ações para controlar a nova gripe

A Câmara vai atuar na prevenção e no controle da nova gripe, tecnicamente chamada Influenza A H1N1 e popularmente conhecida como gripe suína. Por iniciativa do 1º secretário, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), a Casa implantará ações internas, externas e de natureza política no sentido de reduzir o impacto da doença.
O presidente da Câmara, Michel Temer, apoiou as sugestões do 1º secretário e determinou providências de toda a administração no sentido de colaborar com as autoridades, mobilizar e esclarecer a sociedade e participar de todas as ações para prevenir os cidadãos sobre os riscos de uma epidemia e auxiliar na cura dos afetados pela gripe.

Veja matéria completa no site da Câmara Federal

Ministério vai oficializar que Tamiflu pode ser receitado por médicos particulares

Mesmo assim, compra do medicamento não será possível em farmácias.

O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, disse nesta quarta-feira (5) que o protocolo de combate à nova gripe deve ser alterado até o final do dia para incluir a autorização para que médicos particulares, por exemplo, possam receitar o Tamiflu - medicamento contra o vírus A(H1N1) - em casos mais graves. Ele participou de um seminário sobre o SUS em Brasília.
Mesmo com a flexibilização, a compra do fosfato de oseltamivir –nome da substância do antigripal– em drogarias não será possível. Na segunda, o ministro justificou a concentração do medicamento nos serviços públicos como medida para evitar uma “corrida às farmácias.”

Veja matéria completa no site globo.com (G1)

Gripe matou 39% das grávidas infectadas com o H1N1

A gravidez é o principal fator de risco para o desenvolvimento de síndrome respiratória aguda grave em pacientes infectados pelo vírus A H1N1, causador da gripe suína.

Embora a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não divulgue informações sobre quantas grávidas já morreram no Paraná, as gestantes respondem por 39,5% das mortes causadas pela nova gripe no Brasil, segundo boletim nacional da Secretaria de Vigilância em Saúde.

Veja matéria completa no Site Parana On Line

A saga em busca do Tamiflu

Versão infantil do remédio para a gripe A está em falta em Curitiba. Prefeitura manipula doses, mas famílias sofrem para achar medicamento.

Veja a matéria completa no Site RPC

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Londrina e UFPR adiam novamente retorno às aulas

As secretarias municipais da Saúde e da Educação de Londrina resolveram hoje prorrogar pela segunda vez o retorno às aulas no ensino municipal como forma de conter o contágio de gripe suína. O retorno, que estava previsto para o dia 10, deve ocorrer só no dia 17.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) também decidiu prorrogar por mais uma semana a volta às aulas. O retorno está adiado para o dia 17 de agosto.
Fonte: Blog Fábio Campana

Los 3 Inimigos, por Tiago Recchia na Gazeta do Povo.

Nova gripe faz subir em até 400% preço de produtos preventivos

O álcool em gel teve acréscimo de 133,33% em seu valor

A grande procura por produtos indicados para prevenir a nova gripe levou ao aumento exorbitante dos preços destes materiais nas últimas semanas. O álcool em gel teve acréscimo de 133,33% em seu valor. Em uma mesma rede o produto de meio litro, que antes era encontrado no encarte por R$ 6, nas últimas semanas é vendido por R$ 14. Quando questionados, os atendentes da maioria das farmácias adiantam que, devido à grande procura dos últimos dias, não têm os produtos disponíveis em estoque e que, quando chegarem, o preço poderá não ser mais o mesmo.
“Não há como justificar esta alteração de preço, bem como esta demanda. A população pode ficar tranqüila. É só seguir as orientações que estão sendo repassadas pela saúde pública e autoridades sanitárias”, afirma o secretário da Saúde, Gilberto Martin.
No caso das máscaras, com uso indicado em casos suspeitos não transmitir a doença, o aumento de preço foi ainda maior - cerca de 400%. Em uma rede de farmácias em Curitiba uma máscara custa o mesmo que cinco máscaras da mesma marca em outra loja da mesma rede. A diferença de preço ocorre também em redes que têm lojas em outros Estados. O mesmo produto que é comercializado na loja do Paraná por R$ 6 pode ser encontrado por R$ 5 no Ceará.
Para o médico Alceu Fontana Pacheco Junior, presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia, o aumento do preço de máscaras e do álcool em gel é preocupante. “Neste momento esses insumos são importantes e deveriam ser disponibilizados à população a um preço mais acessível”, disse.
Fonte: Bem Paraná

Tamiflu será distribuído em todas as farmácias de hospitais de Caxias do Sul

Todos os médicos do SUS poderão receitar o medicamento

Um acordo selado no final da manhã desta quarta-feira entre a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul e o Sindicato dos Médicos flexibilizou a distribuição do Tamiflu na cidade. O medicamento é um dos poucos usados para tratar doentes com gripe A, mas sua administração para pacientes com suspeitas da doença era restrita. A partir de hoje, todas as entidades hospitalares públicas e privadas que possuírem farmácias e profissionais responsáveis terão o remédio à disposição.
Na reunião entre a secretária da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, e o presidente do sindicato, Marlonei Santos, também ficou decidido que qualquer médico que atende ao Sistema Único de Saúde (SUS) poderá receitar o Tamiflu. A distribuição, no entanto, dependerá de um receituário especial. O documento está disponibilizado para download no site da prefeitura de Caxias. Além disso, Marlonei promete distribuir cópias para os médicos.
Alegando não ter sido convidado para a reunião da manhã desta quarta-feira, o titular da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, Eduardo Yotti, diz temer a falta do medicamento na cidade. Ele lembra que o pico da epidemia de gripe A será na segunda quinzena de agosto e, com mais médicos podendo receitar o Tamiflu, a distribuição pode ficar prejudicada.
A secretária Maria do Rosário, no entanto, garante que há estoque suficiente para a demanda e, se faltar, vai solicitar a Yotti providências para conseguir mais lotes. Para evitar excessivo número de receitas, a secretaria planeja uma reunião aberta a médicos e profissionais da saúde na próxima terça-feira. O encontro servirá para alertar os médicos para receitar o medicamento com parcimônia e de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Fonte: Jornal Zero Hora

Jogo do Coxa só sai se público receber máscara contra a gripe

A partida entre Coritiba e Santos pelo Campeonato Brasileiro, marcada para esta quarta-feira (5), em Cascavel, só irá acontecer se o público presente no Estádio Olímpico Regional receber máscaras de proteção contra o vírus da gripe A (H1N1). A prefeitura da cidade será responsável pela compra e distribuição das máscaras na entrada do estádio. A multa pelo não cumprimento é de R$ 300 mil.
A decisão é da juíza Giane Maria Moreschi, da 1.ª Vara Cível de Cascavel. Ela indefiriu a ação do promotor de Justiça Ângelo Mazzuchi que, no fim da tarde de terça-feira (4), pediu o adiamento do jogo. A realização do confronto, no entanto, acontecerá somente se o público presente ao estádio receber gratuitamente máscaras de proteção. 17 mil ingressos foram colocados à venda, mas o número pode aumentar, de acordo com a procura.
“O Coritiba agradece à Prefeitura de Cascavel pela gentileza de poder mandar o jogo na cidade. Se for necessário, vamos ajudar na compra das máscaras. Já fizemos um levantamento, e 15 mil máscaras custariam cerca de R$ 10 mil. O jogo vai sair de um jeito ou de outro”, garante o presidente do Coritiba, Jair Cirino.
Fonte: Gazeta do Povo

Matéria da RPC sobre a quebra do protocolo da gripe em Foz do Iguaçu

SIMEPAR apóia antecipação do uso do antiviral nos casos de gripe

O Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná decidiu apoiar o uso do antiviral fosfato de osetalmivir (conhecido comercialmente como tamiflu) em todos os casos suspeitos da Gripe Influenza H1N1. A decisão de não esperar pelo agravamento da doença já foi tomada pela Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu e é recomendada por entidades especializadas como a Sociedade Paranaenses de Pneumologia, de Pediatria e de Infectologia.

Segundo a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, o uso do medicamento em todos os casos de gripe, está evitando que muitos pacientes piorem e venham a óbito. Porém, o protocolo do Ministério da Saúde recomenda que o medicamento seja ministrado somente nos casos graves. Segundo os médicos infectologistas, essa espera pode ser fatal, pois em estágios mais avançados da doença, o medicamento teria pouco efeito.

Para o Dr. Mário Ferrari, presidente do SIMEPAR, os protocolos são recomendações e podem ser alterados de acordo com a evolução da doença. “Independente do protocolo, os médicos têm autonomia para receitar o tratamento que julgarem necessário em cada caso; por isso, é importante que haja medicamentos e estrutura adequados para a realização do tratamento em todos os pacientes”, completou.

SIMEPAR suspende atividades de comemoração dos 35 anos de fundação

A Diretoria do Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná decidiu suspender as atividades de comemoração dos 35 anos de fundação do Sindicato. As atividades seriam realizadas no próximo de 22 de agosto e contariam com debate, reunião ampliada de diretoria e com um ato comemorativo.

Segundo o Dr. José Ferreira Lopes, diretor do SIMEPAR, a suspensão é como uma atitude preventiva em relação à Influenza H1N1. “A diretoria achou por bem suspender as atividades, pois é difícil prever a evolução da doença nos próximos vinte dias. Isso não significa que as atividades estejam canceladas.” Completou.

A diretoria definirá uma nova programação nas próximas semanas. A idéia é que o aniversário do Sindicato seja comemorado em outubro, junto com o dia do médico.